Criciúma participa da Olimpíada Internacional de Matemática pelo quarto ano consecutivo


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Criciúma está participando, pela quarta vez consecutiva, da Asia International Mathematical Olympiad (Aimo) ou Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. O município tem dois estudantes na delegação brasileira. Além de representar o Brasil, os dois alunos das escolas municipais são os únicos de Santa Catarina na equipe. Como no ano passado, a competição será online e em uma única etapa mundial, que ocorre no dia 8 de agosto.

Ao todo, são 30 questões em inglês. Além da experiência, os premiados receberão um certificado digital. “É um orgulho para Criciúma ter dois representantes na delegação brasileira, e, os dois únicos alunos de Santa Catarina são os nossos estudantes das escolas municipais. Estamos na torcida e orgulhosos dos nossos alunos por essa conquista tão importante”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

A comissão que representará o país na AIMO 2021 é composta de 24 integrantes de dez diferentes estados. Os representantes de Criciúma são os alunos Vinícius Pizzolo Cardoso, da EMEB Lili Coelho, e Lucas Melo Francio, da EMEB Jorge da Cunha Carneiro. Vinícios é veterano na olimpíada, sendo que a sua primeira participação foi em 2019, em Taiwan, e foi premiado com medalha de prata. Lucas Melo Francio participou da prova online em 2020, sendo premiado com medalha de bronze.

Sobre a olimpíada

A Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, the China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association, sendo promovida no Brasil pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Três participações

O município já participou três vezes da olimpíada, sendo a primeira em 2018. Foram três participantes, que conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Em 2019, foram nove alunos. Os criciumenses eram os únicos representantes de Santa Catarina na competição, que triunfaram com duas medalhas de prata e quatro de bronze. E no passado, o município conquistou dez medalhas de bronze.

Comente com o Facebook