Mutirão de especialidades médicas para crianças neste sábado no Posto de Atenção Infantil


Pensando na saúde das crianças do município, o Posto de Atenção Infantil (PAI), da Prefeitura de Balneário Camboriú, promove um mutirão de especialidades médicas neste sábado (24), das 7h às 19h. A ação contará com especialistas para atender nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e audiometria. A unidade também fará a atualização das agendas e processos, por meio do setor administrativo e do serviço social. O PAI está localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, no Bairro dos Municípios, com atendimento de zero a 18 anos. O telefone para contato é (47) 3267-7092.

A ação da Saúde tem ainda como objetivo a prevenção de patologias virais em crianças, como as hepatites. Como os exames são fundamentais para levar ao diagnóstico das hepatites virais, também neste sábado, ocorrerá um mutirão de testagem para hepatites, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no Núcleo de Atenção ao Idoso, na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios.

Hepatites virais em crianças: transmissão, prevenção e tratamento

Atualmente, são conhecidas as hepatites de vírus A, B, C, D e E. O mais comum em crianças é o tipo A, transmitido por meio de alimentos, água sem tratamento e pode estar presente em lugares com baixos níveis de saneamento básico. Já os tipos B e C podem ser transmitidos da mãe contaminada para o feto, durante a gestação ou parto.

A hepatite A em crianças, geralmente, é assintomática, mas pode apresentar sintomas como quadros de vômitos e diarreia. A hepatite B também pode ser assintomática, principalmente em crianças de baixa idade, ou pode apresentar náuseas, vômitos, cansaço, amarelão na pele, tontura e febre. O vírus C é pouco frequente em crianças.

Nos casos de hepatite A, a maioria das crianças evolui para a cura. Por outro lado, a infecção pelo vírus B é a maior causa de doença hepática aguda e crônica. A principal forma de prevenção altamente eficaz e segura é a vacinação. Atualmente, há vacinas contra o tipo A e B disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. Não há vacina disponível para o tipo C.

Outras medidas de prevenção para a hepatite A estão em estimular os bons hábitos de higiene: lavagem das mãos e dos alimentos, saneamento básico, ingestão de água tratada, entre outros. No caso das hepatites B e C, as formas de prevenção incluem não compartilhamento de seringas e objetos cortantes.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Comunicação: Lanume Weiss
(47) 3267-7022

  www.instagram.com/prefeituradebc      

Comente com o Facebook