Ao longo desta semana a Defesa Civil de Blumenau está recebendo algumas visitas técnicas de cidades da região. Na última segunda-feira, dia 19, uma comitiva de Rio do Sul esteve na cidade, enquanto que nesta quinta, dia 22, foi a vez de uma equipe de Timbó conhecer a estrutura local.
Além de apresentar a sede de Blumenau, o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, expôs um pouco da realidade da cidade, considerando os aspectos geológicos, os mapas de riscos, o monitoramento do rio, o plano de contingência e o próprio suporte que o AlertaBlu fornece para Blumenau, norteando as ações em situações de desastres.
“Hoje o município está muito bem servido com as diretorias de geologia, operações e de meteorologia, que juntas nos ampliam a condição para monitoramento e prevenção a situações de risco. Os nossos próprios protocolos de segurança são bem delineados e acabam servindo como modelo aos municípios vizinhos”, afirma.
Ainda segundo Menestrina, é salutar que os municípios catarinenses troquem experiências das suas respectivas realidades, afinal de contas, várias das cidades do Estado são suscetíveis a catástrofes naturais, seja por motivo de inundações, deslizamentos de terras ou ciclones.
De acordo com o Tenente Coronel Renato Abreu da Defesa Civil de Rio do Sul, a visita a Blumenau é gratificante e proveitosa, pela oportunidade de conhecer uma estrutura robusta e organizada. “A Defesa Civil de Blumenau detém uma grande capacidade para prevenção, mitigação e resposta e por tudo isso acaba servindo de exemplo para as cidades da região”, avalia.
Da mesma forma, o coordenador de Defesa Civil de Timbó, Fabio Melere, acredita que Blumenau é uma referência não apenas para a AMMVI, mas para o Brasil. “Uma estrutura impar, que consegue abordar várias áreas relacionadas a Defesa Civil, e desenvolver projetos com a comunidade que servem de modelo para nossa cidade. Claro que temos que levar em consideração a envergadura de nosso município, mas vários projetos elaborados dentro de Blumenau podem ser adaptados à realidade de Timbó”, salienta.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 23/07/2021 08:17 – 1 visualizações
Fotos