Blumenau busca novo financiamento internacional para investimentos em mobilidade urbana e saneamento


O prefeito Mário Hildebrandt apresentou em sessão na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 22, um projeto de lei autorizativa para o município contratar um novo financiamento, com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), visando um investimento de aproximadamente U$ 60 milhões (sessenta milhões de dólares) em projetos de infraestrutura urbana nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

Entre os investimentos programados pelo município, que é uma reivindicação antiga da comunidade, está a implantação do Corredor Norte. São mais de 13 quilômetros de extensão em melhorias, iniciando no final da Rua 2 de Setembro, incluindo o prolongamento da Rua São Valentim, seguindo pela reurbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann até a base da Polícia Militar Rodoviária no início da Serra da Vila Itoupava.

“Buscar recursos para obras através do Fonplata é algo no qual trabalho desde minha época de Vice-prefeito. Depois que assumi a Prefeitura, em 2018, fiz gestão e ajustamos à parte financeira da Prefeitura para que tivéssemos condições de assumir e ter esse financiamento aprovado. Fico feliz e chegarmos a esse momento, pois sei que as obras que fazem parte desse pacote farão muita diferença para a comunidade. Seja no quesito da mobilidade, através do novo Corredor Norte, ou através das melhorias na captação de água, na ETA II”, ressalta o prefeito Mário Hildebrandt.

O pleito do município junto ao fundo internacional prevê um aporte financeiro na ordem de U$ 25,2 milhões de dólares para obras do Corredor Norte, que vai melhorar a mobilidade e levar mais desenvolvimento para a região norte de Blumenau. Além deste investimento, U$21,6 milhões de dólares estão previstos para o saneamento básico do município, permitindo assim a Prefeitura revitalizar e ampliar tanto a captação quanto a estação de tratamento de água da ETA II.

Um dos maiores pacotes de investimentos da história da cidade, somente atrás do Programa BID (U$ 120 milhões de dólares), a linha de crédito via Fonplata totaliza um capital de U$ 62,5 (milhões de dólares), sendo U$ 50 milhões em financiamento e mais U$ 12,5 milhões em contrapartida do município.

A negociação do município com o Fonplata começou em outubro de 2017, quando o prefeito Mário Hildebrandt visitou a sede da instituição, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A partir de 2018 o município começou a estruturar o programa de investimento, sendo que a primeira carta consulta foi submetida à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, em 2019.

Em função de problemas na capacidade de pagamento do município na época, a operação não foi aprovada. Com o fechamento do balanço orçamentário e financeiro de 2020 com superávit, o município apresentou novamente a carta consulta à Cofiex, que deve submeter a proposta de Blumenau à aprovação no mês de agosto.

postada em 22/07/2021 16:59 – 21 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook