Julho Amarelo: Balneário Camboriú promove mutirão de testagem para hepatites virais


Em alusão ao Julho Amarelo, mês de conscientização na luta contra as hepatites virais, o Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Prefeitura de Balneário Camboriú, promovem um mutirão de testagem para hepatites virais, neste sábado (24), das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no Núcleo de Atenção ao Idoso, na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios.

As hepatites virais A, B, C e D são doenças infecciosas que podem não apresentar sintomas e acarretam em complicações agudas e crônicas, principalmente no fígado. Caso apresente sintomas, geralmente são pele e olhos amarelados, dor abdominal, enjoos, vômitos, tontura, febre, cansaço, urina escura, fezes claras e febre. A principal via de transmissão das hepatites virais é por contato sexual, com o sangue, compartilhamento de objetos contaminados ou na gestação/parto.

Como prevenção é recomendado higienizar as mãos com água e sabão com frequência, utilizar água tratada, evitar contato com sangue alheio, usar preservativo em relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis e não compartilhar itens de uso pessoal. A rede pública de saúde dispõe de tratamentos para pacientes positivados com hepatites virais.

Além disso, as hepatites A, B e D podem ser prevenidas por meio de vacinação, com doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. A hepatite C não possui vacina. A imunização contra a hepatite B, transmitida na hora do parto, deve ser feita durante a gestação, para proteger o bebê.

Também em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, marcado na próxima quarta-feira (28), o Cristo Luz, no Bairro das Nações, e a Roda Gigante Big Wheel, no Pontal Norte, serão iluminados em amarelo.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Comunicação: Lanume Weiss
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc  

Comente com o Facebook