- PUBLICIDADE GOOGLE-

Rede atende mais de 1.200 estudantes com deficiência


Conforme dados do balanço do primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, é responsável por 1.259 estudantes com deficiência. Eles estão matriculados na educação infantil, ensino fundamental e na educação de jovens, adultos e idosos, a EJA.

Continua após o anúncio

A maioria, 473, possui transtorno do espectro autista (TEA), seguido por deficiência intelectual, 199, e deficiência motora- física, 79.   Há estudantes com deficiências múltiplas, que somam 51.

Existem 36 com altas habilidades/superdotação, 25 com perda total ou parcial da audição e 19 que são cegos ou que possuem baixa visão.

Continua após o anuncio

Em observação estão 265 e, em avaliação, 112.

O processo de observação é feito por professores de educação especial que realizam o atendimento educacional especializado (AEE), que articulam , trocam informações com outros docentes, outros profissionais e familiares para a inclusão dos estudantes no contexto escolar.

Continua após o anúncio

O estudante, então, é encaminhado para a avaliação, que acontece fora da unidade, com neurologista, psiquiatra ou equipes multidisciplinares.

Após confirmado o diagnóstico, ele  passa a ser atendido na salas multimeios. Esses espaços são constituídos por mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos para as necessidades dos estudantes.

A Secretaria de Educação está com 41 salas multimeios: 12 no Norte da Ilha, 4 no Leste, 12 na região central,  5 no Continente e 8 no Sul da Ilha.

Maurício Fernandes Pereira, secretário de Educação, destaca que  o objetivo das salas é  acolher com mais qualidade toda a demanda de estudantes, professores e famílias.

“O atendimento é realizado no turno oposto ao da sala de aula comum, na própria escola em que o estudante frequenta ou em outra escola próxima à sua”, explica.

*Profissionais*

Para dar atenção a esses mais de 1.200 estudantes da rede municipal de ensino, além dos professores de educação especial há auxiliares para quem precisa de acompanhamento.

Há ainda professores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e  professores que atuam no Centro de Atendimento Pedagógico para Alunos com Deficiência Visual – CAP.

*Número de estudantes com deficiência*

Transtorno do Espectro Autista- 473

Deficiência Intelectual- 199

 Deficiência motora- física- 79

 Deficiências múltiplas- 51

Altas habilidades/superdotação- 36

Perda total ou parcial da audição- 25

Cegos ou com baixa visão- 19  

Em observação – 265

E avaliação- 112

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais