- PUBLICIDADE GOOGLE-

Paratletas que vão a Tóquio estão participando dos Jogos Paradesportivos Online de Blumenau


A 2ª edição dos Jogos Paradesportivos de Blumenau reúne de forma on-line mais de 600 paratletas de 56 clubes em 13 modalidades. Neste ano foram recebidas inscrições de todas as regiões do Brasil e mais da Argentina, Uruguai e Paraguai. A competição disputada à distância em função da pandemia do Coronavírus conta com a participação de três paratletas, que vão estar na Paralimpíada de Tóquio, com início em 24 de agosto.   

Continua após o anúncio

Michel Pessanha e Diana Barcelos, do remo do Flamengo e da delegação brasileira que vai à Tóquio estão entre os competidores. Eles estão participando dos jogos de Blumenau como preparação para a Paralímpiada. Michel iniciou a carreira na modalidade em 2013. Ele já conquistou o título de campeão brasileiro, sul-americano e mundial, virando referência no remo paralímpico, e participou dos Jogos do Rio em 2016, terminando na sétima colocação.   
   
Diana, a bordo do barco Quatro Com Timoneiro, conquistou a vaga em junho deste ano. Ela ficou na segunda colocação do torneio Pré-Olímpico disputado em Gavirate, na Itália. O começo no paradesporto foi na vela adaptada e quase rendeu uma ida aos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016. No mesmo ano decidiu mudar de modalidade e foi no remo que conquistou o bicampeonato mundial. Além disso, teve o nome incluído no ranking de melhores atletas do para-remo.   
   
A remadora Brenda Sardón, paratleta argentina, também garantida em Tóquio, é uma das estrangeiras que fazem parte dos inscritos na 2ª edição dos Jogos Paradesportivo de Blumenau. Ela conquistou a vaga no Brasil, no Pré-Olímpico Sul-Americano, disputado no Rio de Janeiro. Brenda será a única representante da Argentina na modalidade de remo nos próximos jogos paralímpicos.   
   
A diretora de Desenvolvimento do Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, destaca a representatividade dos jogos de Blumenau para o cenário do paradesporto nacional e internacional. “Nossa competição é diferenciada e traz uma mensagem importante sobre a questão da pandemia, que ainda não passou. Mas ao mesmo tempo, queremos motivar todos os paratletas a seguirem treinando e buscando sempre superar os obstáculos. O resultado disso é o fortalecimento do esporte paralímpico. Ter esses paratletas que vão a Tóquio é muito gratificante para todos nós da organização e serve de espelho para os demais participantes que estão começando com este sonho”, completa.
       
Modo de disputa
        
Os participantes estão divididos em 13 modalidades: Para-Atletismo; Para-Natação; Para-Ciclismo; Para-Remo; Basquetebol sobre Cadeira de Rodas; Handebol sobre Cadeira de Rodas; Bocha Raffa; Bocha Paralímpica; Equitação Adaptada; Futsal D.A.; Goaball; Tênis de Mesa Paralímpico e Xadrez.    
     
Nesta edição as novidades passam pela criação de três categorias de idade, com o intuito de ampliar a participação dos jogos. Com isso terá a Categoria A, para nascidos de 2007 a 2009; a Categoria B, para nascidos de 2004 a 2006; e a Categoria Geral, para os atletas nascidos até 2003.     
     
Giselle reforça sobre a importância dos jogos neste momento de Pandemia, em que os paratletas estão sem competir. “Será um momento de integração e motivação aos atletas que logo poderão competir em jogos presenciais. Uma forma de movimentar o esporte paralímpico no Brasil”, completa.         
   
Os resultados serão comprovados por meio de vídeos e uma planilha de Excel disponibilizada no Drive dos Jogos Paradesportivos, contando sempre com a ética de cada atleta e clube na informação dos dados obtidos. O regulamento dos Jogos Paradesportivos de Blumenau está disponível no link https://bit.ly/RegulamentoJogosBlumenau.   
   
A etapa de provas termina neste domingo, dia 18, mas o encerramento será feito por meio de uma Live marcada para o dia 26 de julho, onde serão divulgados os resultados dos Jogos. A competição é promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), Programa Paradesporto e Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).

Assessor de Comunicação: Adriano Lins

Continua após o anuncio

postada em 16/07/2021 08:42 – 1 visualizações

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais