Saretta pede informações ao Estado sobre tratamento de estimulação magnética transcraniana


O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou um pedido ao Estado para que dê informações sobre o tratamento de estimulação magnética transcraniana repetiva (EMTr), que é utilizado como uma forma não invasiva para estimular a liberação de neurotransmissores e restabelecer conexões cerebrais. Saretta explica que a estimulação magnética transcraniana repetiva é feita em consultório médico, sendo indicada às pessoas que não respondem adequadamente ao tratamento convencional ou não tolerem efeitos indesejáveis das medicações ou, ainda, quando há urgência de melhora.

No documento Saretta pede se tem previsão de incluir o tratamento no sistema público de saúde de Santa Catarina, e se há pedidos de médicos e usuários para que o Estado forneça o tratamento gratuitamente. O deputado também questiona qual o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde sobre o método.

A técnica de estimulação trascraniana pode ser útil para várias condições neurológicas como doença de Parkinson, distonia, zumbido, enxaqueca, e condições psiquiátricas, como depressão e alucinações auditivas.

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: [email protected]
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Comente com o Facebook