- PUBLICIDADE GOOGLE-

Segurança: 62% das cidades catarinenses não registraram nenhum homicídio em 2021


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Santa Catarina nunca alcançou uma queda tão expressiva no registro de homicídios, em comparação com a série histórica: nestes últimos seis meses, de acordo com dados divulgados pela Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, mais da metade das cidades catarinenses (62%) não tiveram nenhum registro de assassinato. Isso significa que, em 189 municípios, não houve um crime sequer deste tipo. Além disso, segundo a última pesquisa divulgada pelo Atlas da Violência do IPEA, Santa Catarina tem hoje a segunda menor taxa de homicídios do país, nos três grupos pesquisados: gerais, jovens e mulheres.

Diversos fatores contribuem para a diminuição deste tipo de crime em Santa Catarina, que vem registrando queda desde 2018. Uma das primeiras mudanças na área da segurança pública que pode explicar este cenário é a criação, em 2019, do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, que repassou às instituições de segurança total autonomia gerencial e financeira, dando mais agilidade para obtenção de recursos e equipamentos, e também no fluxo de trabalho de cada uma.

Continua após o anuncio

As forças policiais receberam recursos e reforços de pessoal. O último, e maior já realizado na história de SC, foi R$ 343 milhões, destinados à melhoria de viaturas, armamentos e sistemas de tecnologia. Somente nos últimos dois anos, a segurança também teve o efetivo reforçado com mais 1.000 soldados e 70 oficiais para a Polícia Militar, 299 policiais civis, 94 novos peritos, além de 292 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar de SC.

Nas ruas, o trabalho é intensificado no combate à criminalidade. Só a Polícia Civil realizou 687 operações policiais neste primeiro semestre do ano, sendo 32% para combate ao tráfico de drogas, 15% no enfrentamento dos crimes de roubo e furto e 11% para homicídio doloso.

Continua após o anúncio

A Polícia Militar tem trabalhado 24 horas operacionalmente, e, através dos seus sistemas de inteligência, identificando e apreendendo grandes quantidades de drogas diariamente, tanto pela Operação Narcos tanto quanto pela Operação Barriga Verde. O objetivo é tirar Santa Catarina da rota do tráfico, diminuindo assim as mortes decorrentes da guerra entre facções e dos delitos provenientes do consumo e do comércio de drogas.

Informações adicionais para imprensa:
Aline Rebequi Cavallazzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP/SC)
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3665-8183/ 999912590
Site: www.ssp.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais