- PUBLICIDADE GOOGLE-

Primeira aula de Língua Portuguesa é realizada para os alunos estrangeiros da rede municipal de Criciúma


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Esta segunda-feira (14) foi marcada pela primeira aula de Língua Portuguesa dos 35 alunos migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio matriculados da rede municipal de Criciúma. O projeto ‘Novos Caminho’ têm aulas no contraturno escolar para os estudantes entre 6 e 14 anos. O objetivo da iniciativa é proporcionar um contato maior com a Língua Portuguesa e ampliar os processos comunicativos. As aulas estão ocorrendo na sede do Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae), no bairro Tereza Cristina.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto será de forma presencial duas vezes na semana. “Estamos muito felizes com início desse projeto. O ponta pé inicial foi muito aguardado por toda a equipe da Secretaria de Educação e nos preparamos para isso com a contratação de professores com domínio do Inglês, Espanhol, Francês e Crioulo e também preparamos cartilhas para escolas auxiliarem as famílias no processo de acolhimento”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Continua após o anuncio

Para os alunos mais velhos, as aulas ocorrerão no contraturno escolar no Projae. Já os mais novos, que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEIM), os professores irão até nas unidades para ajudá-los nas salas de aula. “Nós pretendemos auxiliar as crianças e estudantes estrangeiros na Língua Portuguesa para proporcionar uma imersão na cultura brasileira, facilitando assim o cotidiano em sociedade”, ressaltaram a professora de Língua Portuguesa e Francesa, Leila Graciela Santos Silva e o professor de Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa, Anthony Romeus.

A secretaria também oferta transporte escolar e lanche para os estudantes. Além disso, nesse primeiro dia, as crianças foram contempladas com kit escolar. Os alunos são colombianos, haitianos, dominicanos, paraguaios, entre outros. “É um sonho enquanto Secretaria de Educação esse projeto. A gente encontrou barreiras na preparação dessa iniciativa, não financeiras, mas organizacionais e de comunicação com as famílias dos alunos, como explicar a dinâmica das aulas, o uso do uniforme e os horários. Mas hoje, foi muito satisfatório ver os alunos na sala de aula. É uma semente que plantamos para o futuro”, frisou a coordenadora pedagógica, Livia da Silva. Os alunos também poderão usufruir das outras atividades ofertadas pelo Projae.

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais