- PUBLICIDADE GOOGLE-

Escola de Artes de Chapecó completa 42 anos de fundação


Instituição é referência no ensino de arte e cultura no município

Continua após o anúncio

A Escola de Artes de Chapecó completa neste mês 42 anos de fundação. Criada com o objetivo de preencher a lacuna que havia no ensino de arte e cultura no município, hoje é referência em cursos de música, dança e artes visuais. Idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura, foi criada através da Lei 052/1979 e iniciou suas atividades em 19 de maio de 1980.

Durante esse tempo, a Escola de Artes de Chapecó teve como missão construir o conhecimento, o gosto e o respeito pelas artes, buscando a formação de cidadãos críticos, criativos e sensíveis. Esse comprometimento se reflete na vida das pessoas que passaram por suas salas de aula. Um claro exemplo disso é Mariel Moro, que ingressou no curso de desenho aos 13 anos de idade, viu na arte um caminho para sua vida e há 26 anos retornou à Escola para ser professora de Artes Visuais, cargo que ocupa até hoje.

Continua após o anuncio

Ela conta que, na época, foi difícil conseguir uma vaga, mas graças à persistência dos pais conseguiu ingressar no curso. “Depois de muita espera em filas, consegui uma vaga para as aulas de desenho. Que emoção! Conhecer e trabalhar com materiais nunca vistos antes: lápis 6B, papel canson, giz pastel seco, oleoso e tantos outros”. Para ela, a Escola de Artes mostrou um caminho profissional e abriu as portas para realizar o sonho de trabalhar com o que gostava. “A Escola de Artes, tenho plena convicção, foi a grande orientadora da minha caminhada profissional, me mostrou as ferramentas, me ensinou o caminho”, completou.

Para além do ensino, um espaço de difusão cultural

Continua após o anúncio

A atuação da Escola de Artes de Chapecó não está restrita somente ao ensino, mas também abrange a difusão e a fruição das artes, através de eventos e iniciativas que promovem a integração entre Escola e comunidade.

Recitais, festivais, mostras e espetáculos, são diversos os eventos promovidos durante o calendário letivo. Nesses momentos apresentam-se os alunos da Escola, mas também são trazidas atrações de fora de Chapecó, o que, além de tudo, possibilita o intercâmbio com diferentes profissionais e permite que alunos, professores, artistas e comunidade chapecoense conheçam outras realidades e diferentes manifestações culturais.

Dentre os eventos promovidos pela Escola de Artes de Chapecó, destaca-se a Maratona Fotográfica e o Dança Chapecó. Realizada desde 2005, a Maratona Fotográfica proporciona 12 horas ininterruptas de fotografia, com 12 temas diferentes, um tema por hora. O objetivo é promover diferentes olhares sobre a cidade de Chapecó, promovendo, além de tudo, um registro histórico-cultural daquele momento vivido pelo município, integrando fotógrafos profissionais e amadores numa busca pelos melhores ângulos da cidade.

Desde 2006 o Dança Chapecó é um dos mais tradicionais eventos culturais do município, e também consolidado como um dos principais festivais de dança do sul do país, reconhecido pelo seu alto nível competitivo e pelo profissionalismo da sua organização. Realizado bienalmente, traz até Chapecó diferentes grupos e escolas de danças, proporcionando à comunidade o contato com o cenário mais atual e contemporâneo da dança na Região Sul.

Ao longo desses 42 anos, a Escola de Artes de Chapecó tem sido um dos mais importantes centros de cultura e arte do município, buscando sempre se renovar e estar atual, tanto nos meios didáticos, quanto nos artísticos. E é isso que dela se espera, que continue sendo uma grande promotora da cultura chapecoense por muitos anos mais.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais