- PUBLICIDADE GOOGLE-

Procon de Blumenau alerta sobre fraudes pela internet para abertura de empresas


O Procon de Blumenau alerta a população e principalmente as pessoas que pretendem se tornar Microempreeendedor Individual (MEI) para a existência de fraudes pela internet. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, estão sendo enviados via e-mail boletos solicitando sua quitação para validar o processo de abertura da empresa na cidade.

Continua após o anúncio

A Praça do Empreendedor reforça que a abertura de empresas em Blumenau é gratuita, não havendo solicitação de pagamentos ou qualquer valor por e-mail. “Tanto a abertura da empresa quanto as renovações do Alvará, licença e cadastros para funcionamento são gratuitas. Se receber algum tipo de cobrança, não efetue o pagamento, uma vez que é indevida”, explica o diretor da Praça do Empreendedor, Rafael Phillipe de Oliveira.

Rafael reforça também que o MEI não é obrigado, por exemplo, a se filiar a nenhuma instituição ou pagar boletos enviados pelos correios ou e-mail por instituições, associações e/ou sindicatos. “A Receita Federal não manda mensagens via e-mail sem a autorização de contribuintes, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome”, complementa o diretor.

Continua após o anuncio

Orientações

O Procon de Blumenau orienta a população para que ao receber boletos de cobranças sobre sua solicitação de abertura de empresa via e-mail, deve fazer contato com a Praça do Empreendedor, utilizando o WhatsApp que funciona pelo número (47) 99983-5967, no horário das 10h às 17h. Por meio de mensagem escrita, bastará o contribuinte questionar se o e-mail ou a cobrança solicitada é proveniente do local.

Continua após o anúncio

O coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, reforça que é necessário cautela em virtude da onda de boletos falsos circulando pela internet. “É importante para quem vai abrir sua empresa, e principalmente àquele contribuinte que o fizer por meio da Praça do Empreendedor, máximo de atenção para não cair em golpes desta categoria. O contato com a praça pelo WhatsApp é a melhor forma de evitar este tipo de dano”, diz André.

Praça do Empreendedor

No começo de abril, a Prefeitura de Blumenau já divulgou que sites não oficiais estão ofertando a abertura de empresas por meio de pagamento dos serviços, todavia não estão prestando o respectivo serviço. Por isso, a Prefeitura de Blumenau reforça os caminhos seguros para que o empreendedor possa realizar a abertura do seu negócio no município.

Para abertura de empresas em Blumenau, a Prefeitura mantém a Praça do Empreendedor, com atendimento das 10h às 19h, junto ao Shopping Park Europeu Via Expressa, na Rua Paul Fritz Kuehnrich, 1600, sala 1006, no bairro Itoupava Norte. 

Em função da pandemia, o atendimento está sendo realizado via agendamento, que pode ser feito pelo WhatsApp da Praça do Empreendedor pelo número (47) 99983-5967, no horário das 10h às 17h. Além disso, é possível utilizar a ferramenta para tirar dúvidas em tempo real sobre a abertura de empresas ou em um prazo de 24 horas, caso a solicitação seja feita fora deste horário. Para casos de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Internet

Além da praça, a Prefeitura disponibiliza em seu site diversos serviços e consultas destinados aos MEI’s neste link, para que o empreendedor possa abrir sua empresa com tranqüilidade e rapidez, possibilitando fazer as consultas sobre as solicitações efetivadas junto à Praça do Empreendedor de forma segura. Entre os serviços oferecidos no atendimento on-line, estão a abertura e alteração do alvará de localização, além da emissão do alvará sanitário e baixas normais.

Ainda no site da Prefeitura, a população conta também com outras informações específicas aos MEI’s, como uma cartilha com todas as informações necessárias para se tornar um empresário individual na cidade, incluindo um manual básico com mais de 30 páginas com orientações aos MEI’s, bem como dicas e obrigações.

Assessor de Comunicação: Joni César

postada em 08/06/2021 12:53 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais