- PUBLICIDADE GOOGLE-

Camboriú terá duas unidades de conservação regulamentadas

Uma gestão sustentável traz como importante norte, a preservação e uso consciente de seus recursos naturais. A Prefeitura de Camboriú, por meio de sua Fundação do Meio Ambiente (FUCAM), firmou um termo de compromisso para a realização de estudos técnicos para a criação de um Plano de Manejo e Gestão de Recursos. O plano contempla duas Unidades de Conservação (UC) do município.

Para a realização do estudo, foi firmado o termo com as instituições Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Mar de Idéias, que atuarão respectivamente na Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Gavião, na Limeira e no Parque Natural Sylvio Garcia, no Rio do Meio. Nesta semana, as empresas apresentaram seu plano de trabalho em reunião do Conselho Gestor da APA Morro do Gavião.

Continua após o anúncio

“O estudo visa subsidiar a criação do Plano de Manejo, que implica no conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais assim como de qualquer atividade realizada no interior dessas áreas”, explicou o presidente da FUCAM, Valmor Dalago. 

Criada em 1999, a APA do Morro do Gavião é considerada uma Unidade de conservação de uso sustentável, isto é, onde é permitido o uso da comunidade dentro da área. Já o Parque Natural Sylvio Garcia, criado em 2020, é considerado um espaço de proteção integral, onde apenas é permitido o uso indireto dos recursos naturais, desde que não causem prejuízo à natureza. Sem regulamentação até então, a criação do Plano de Manejo para essas áreas é inédito em Camboriú, e considerado um marco até mesmo em nível nacional. 

Continua após o anuncio

“Esses estudos técnicos possuem um alto grau de investimento, por isso, muitos municípios não têm suas UCs regulamentadas. Porém, a Prefeitura através da FUCAM, busca por meio deste Plano de Manejo, conciliar de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos por parte da população, com a conservação da biodiversidade nesses lugares. Com isso torna-se possível, por exemplo, pensar futuramente em iniciativas de turismo ecológico, trazendo desenvolvimento de forma sustentável para o município”, exaltou o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen.

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais