- PUBLICIDADE GOOGLE-

Restabelecido o fornecimento de energia, governador determina soluções definitivas


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
 

Continua após o anúncio

Após a conclusão dos trabalhos para o restabelecimento da energia elétrica no Meio-Oeste de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés determinou a criação de um grupo de trabalho para analisar as fragilidades dos sistemas de transmissão e distribuição e encaminhar as soluções adequadas. Ele considerou “inaceitável” a forma como um grande número de catarinenses ficou sem fornecimento e o tempo necessário para a retomada.

“A retomada do fornecimento de energia elétrica foi prioridade nestes dias, mas agora precisamos focar em soluções perenes. Teremos um diagnóstico completo e ações para tornar o sistema mais resiliente. É urgente. Uma situação como essa, ocorrida em cidades tão importantes, não pode voltar a acontecer em Santa Catarina. É inaceitável”, afirma Carlos Moisés.

Continua após o anuncio

Antecipação de investimentos

O Estado já havia informado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a necessidade de incremento na transmissão para a região. “A agência realizou um leilão que promoverá investimentos de uma nova linha de transmissão de 230kV, até 2023, para que haja redundância na transmissão de energia elétrica ao Meio-Oeste. Vamos em busca de antecipar esta obra junto ao órgão regulador”, informou o governador.

Continua após o anúncio

Entenda o ocorrido

Na última quinta-feira, dia 28, fortes ventos causaram problemas na rede elétrica da região, especialmente entre Videira e Campos Novos. Foram derrubadas quatro torres de transmissão de energia de 230 kV sob responsabilidade da empresa transmissora, com sede no Rio de Janeiro.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão entre Campos Novos e Videira, interrompendo a transferência de cargas da subestação de Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também outras três subestações em Caçador e Fraiburgo.

A Celesc disponibilizou todas as equipes para atender a ocorrência. A primeira providência de suas equipes foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive fornecendo óleo diesel. O fornecimento foi restabelecido na noite dessa terça-feira, 1º.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-3058 
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais