- PUBLICIDADE GOOGLE-

Dia de interação com a natureza movimenta o Ceim Esplanada


Na semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos das turmas A e B de Crianças Pequenas do Centro de Educação Infantil Municipal Esplanada viveram uma experiência imersos na natureza e vivenciaram um dia de aventura e valorização do meio ambiente.

Continua após o anúncio

Aproveitando o amplo espaço verde com flores, árvores e grama recém plantada, os professores desenvolveram o plano de aula “Cuidando e aprendendo sobre plantas em nosso jardim!”. As brincadeiras de aventura como mini tirolesa, ponte móvel, balanço nas árvores e passarela com cordas para equilíbrio, foram pensadas e elaboradas pelos professores e fizeram a alegria da criançada.

Fabiano Ciotta, pai do aluno Guilherme Ciotta de 04 anos relatou: “Nossa caminhada foi muito divertida. Com a observação de árvores, pássaros e rios aprendemos juntos proteger a natureza. Sempre que possível a gente faz passeios desse tipo, que além de divertidos, ajudam a espairecer e é um ótimo exercício.”

Continua após o anuncio

Já para os alunos que estão participando das aulas no formato 100% remoto, os professores adaptaram a atividade e orientaram os familiares na realização de passeios ao ar livre e também sobre o processo de germinação das sementes.

A pesquisa com chás e ervas medicinais conhecidas pelas crianças ou familiares representou um momento de aprendizagem na prática, que promoveu experiências sensitivas como sentir o perfume que cada planta exala e também, saborear um delicioso chá preparado especialmente para o momento.

Continua após o anúncio

“A ideia surgiu, quando percebemos a curiosidade e interesse dos alunos pelas plantas, e conforme a Base Nacional Comum Curricular preconiza, sair um pouco da sala de aula e sempre que possível, explorar o espaço ao ar livre, assim realizamos. Estas atividades além de trabalhar as habilidades cognitivas, desenvolvem também a coordenação motora, força, resistência, equilíbrio e flexibilidade”, explicou o professor de Educação Física, Jackson da Silva

Para a professora Daiana Kaginski o trabalho intercampos é muito gratificante, pois, ao perceber a curiosidade das crianças em relação às plantas, logo partiram para o planejamento e para ação que deu muito certo.

“As crianças do ensino remoto tanto quanto as da abordagem híbrida puderam entender que cuidando do jardim estamos cuidando da natureza e do meio ambiente”, concluiu.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais