Comad realizará semana de conscientização sobre drogas em Criciúma


Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

Com o objetivo de prevenir, desmitificar e combater o uso de drogas, o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) de Criciúma coordenará uma semana especial abordando o assunto, que ocorrerá entre os dias 19 a 26 deste mês. A iniciativa é uma abordagem local da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, que tradicionalmente ocorre no mês de junho.

“Acredito que esse período é importante tanto para prevenção como para promoção de saúde dos usuários”, afirmou a secretária do Comad, Grasiela Deboita Gregório. “Além disso é uma possibilidade de auxiliar as famílias e os usuários no cuidado e, consequentemente, diminuir os problemas causados pelo uso abusivo ou dependência”, complementou.

A Organização Pan-Amerciana da Saúde (OPAS) relatou em uma pesquisa realizada ao longo de 2020, que 42% dos entrevistados no Brasil relataram alto consumo de álcool durante a pandemia. No estudo foi observado que a maior parte dessas pessoas não busca ajuda, o que colabora para o desenvolvimento de sintomas emocionais relacionados ao consumo abusivo, como ansiedade, nervosismo, insônia e irritabilidade.

Na tarde desta terça-feira (01) a diretoria e demais membros do Comad se reuniu, de maneira remota, para definir a organização e ações da semana. Ainda segundo Grasiela, em encontro preliminar uma das propostas sugeridas foi a realização de uma live, no formato de mesa redonda, com informações e debates com o tema “Pandemia e Drogas”. Nela seria discutido como o surgimento da Covid-19 impactou no uso de substância psicoativas, como por exemplo medicamentos e bebidas alcoólicas.
 

Comente com o Facebook