- PUBLICIDADE GOOGLE-

Educação de Chapecó cria projeto de Gestão Itinerante


O ano iniciou repleto de desafios e exigindo novas estratégias e formas de trabalho. Diante disso, a Secretaria de Educação Municipal de Chapecó iniciou um novo projeto, o Gestão Itinerante, desenvolvido pelo Setor de Gestão e Articulação Educacional. Ele tem o objetivo de amparar e acompanhar as instituições educativas com um olhar para os pontos que necessitam de orientação.

Continua após o anúncio

O projeto surgiu no momento em que se percebeu que com a pandemia uma nova realidade estava posta e novas demandas exigiam soluções assertivas, como por exemplo, a implementação do Plancon (Plano de Contigenciamento) em cada instituição educativa, uma etapa importante para que o retorno das aulas no formato híbrido se concretizasse. Além disso, haviam muitos gestores escolares novos na rede municipal que juntamente com os demais, necessitavam de um canal direto de contato com a Secretaria de Educação para receber orientações e auxílio para realizar um trabalho eficaz e de qualidade perante às novas exigências do cenário atual.

Atualmente, os gestores se dirigem à gerente do Setor de Articulação e Gestão Educacional, Luciana Saccon, por e-mail, ligações e o que mais tem funcionado é o contato via WhatsApp. A gerente orienta o trabalho dos profissionais, especialmente no que tange a assuntos relacionados aos cuidados de prevenção à Covid-19, sempre mantendo contato com o Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia, para que as ações sejam precisas, além de tratar de assuntos pertinentes à administração e gestão das instituições.

Continua após o anuncio

Para que o suporte seja ainda mais eficaz, a Secretaria de Educação, através deste projeto, implantou uma Gestão Itinerante, trabalho pioneiro na região e no estado, que surgiu diante da necessidade de amparar a instituição na qual ocorre o afastamento de gestores causada pela Covid-19 ou outra enfermidade, uma vez que, a escola ou CEIM não pode ficar sem gerenciamento. Assim, quando há afastamento de gestor causado por suspeita ou confirmação de Covid-19, os profissionais que compõem a Gestão Itinerante se deslocam para o espaço e procuram dar o suporte até o momento do retorno do gestor. Os profissionais que compõem esta equipe possuem experiência de gestão e administração na esfera de ensino municipal e estadual.

Quando não há atestados ou afastamento de gestores, a Gestão Itinerante visita as escolas com o intuito de auxiliar e orientar no que for preciso, além de dialogar e ouvir os gestores das instituições. Quando é necessário, a equipe encaminha as demandas aos setores responsáveis, após registrar no Roteiro de Atendimento e repassar tudo que foi realizado e orientado à Gerente do Setor.

Continua após o anúncio

O projeto conta ainda, com um programa de Formação Continuada, sendo que, a temática é voltada para o desenvolvimento e aprimoramento do trabalho da equipe diretiva, bem como, para aperfeiçoar as competências socioemocionais. Ainda, busca-se contemplar assuntos que a Gestão Itinerante, pelas vivências nas instituições, perceba ser pertinente e necessário de trabalhar com o grupo de gestores.

Segundo a Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, “a intenção é dar mais que suporte aos gestores, é dar atenção, orientação e estar perto… atender o gestor de forma rápida e eficaz, além de proporcionar qualificação profissional através de formações específicas”. A gerente e responsável pelo projeto, Luciana Saccon, explica que, “No início deste ano, nos deparamos com um número crescente de casos de COVID-19 em Chapecó e, consequentemente, o afastamento de alguns profissionais, dentre eles a gestão escolar. Por este motivo, foi necessário agir rápido e encontrar as melhores estratégias para atender as Instituições de forma que o trabalho pudesse acontecer sem comprometer o atendimento e a qualidade do ensino na Rede Municipal. Neste sentido, a proposta de gestão itinerante foi uma alternativa encontrada e que tem auxiliado muito as Escolas e CEIMs e estamos muito felizes com o resultado…”

A partir do trabalho inovador com Gestores Escolares, a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, busca garantir melhores resultados no que tange à educação da Rede Municipal, pois o trabalho da equipe diretiva, conforme a Proposta Curricular Municipal de Chapecó, é um aspecto importante para a democratização da escola e da qualificação do processo educacional, considerando ainda, que uma boa gestão fortalece a educação, especialmente, quando ocorre o planejamento e organização das ações que envolvem todos os segmentos da escola, com um objetivo comum.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais