- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau disponibiliza pré-cadastro para pessoas que querem parar de fumar


No dia mundial sem tabaco, celebrado nesta segunda-feira, dia 31 de maio, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) disponibilizou um pré-cadastro para aquelas pessoas que querem parar de fumar. Ação vai permitir que a equipe do Programa de Controle do Tabagismo identifique interessados e possa desenvolver tratamento adequado, com metodologia pautada em evidências científicas.

Continua após o anúncio

Os moradores de Blumenau podem fazer pré-cadastro que ficará aberto durante os próximos 15 dias, no link bit.ly/desejaparardefumar e também por meio de um banner no site da Prefeitura.  Uma equipe da Semus entrará em contato por telefone para orientar sobre as ações do Programa de Controle do Tabagismo. Aqueles que tiverem dúvidas procurar a unidade de saúde de sua referência para mais informações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 7 milhões dessas mortes causas diretas do uso, e cerca de 1,2 milhão é resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina, principalmente pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Continua após o anuncio

Segundo a coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Danielle Monllor, o uso do tabaco pode gerar possível comprometimento da capacidade pulmonar. “As pessoas que possuem o hábito de fumar podem ter a saúde prejudicada ao longo dos anos. Neste momento, em que se fala muito sobre síndromes gripais, esse público tem ainda mais chance de desenvolver sintomas graves da Covid-19”, salienta.

Em Blumenau, o Programa de Controle do Tabagismo conta com equipe capacitada para atuar junto às unidades de saúde. Entre agosto de 2020 e abril de 2021, foram capacitados 61 servidores com objetivo de ampliar a oferta do tratamento contra o tabagismo na cidade. Segundo a OMS, o uso do tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo.

Continua após o anúncio

A relação tabaco e nicotina
O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum) cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que têm como princípio ativo a nicotina, que causa dependência. Diversos produtos são derivados de tabaco, como: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar e outros.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 31/05/2021 09:00 – 34 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais