- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim Coronavírus Blumenau – 29/05/2021


Blumenau registra um total de 523 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais dois óbitos, somando agora 523 mortes por Coronavírus no município. Nesta sexta-feira, dia 28, foram confirmadas as mortes de dois homens, um de 41 anos, que estava internado desde o dia 24 de maio; e outro de 79 anos, que estava internado em UTI desde o dia 21 de abril. As duas vítimas tinham comorbidades.

Continua após o anúncio

Blumenau registra neste sábado, dia 29, um total de 53.478 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 72 a mais do que registrado na última sexta-feira, dia 28, quando o município contabilizava 53.406 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 3 foram por meio de teste rápido e 69 por antígeno.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 188.772 testes para Covid-19. Somente neste sábado, foram processados 320 exames. Entre os casos positivos, 618 pacientes estão em tratamento. Destes, 554 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 91 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 47 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 44 em enfermaria. Destes na UTI, 40 pacientes são de Blumenau (38 confirmados e dois em análise) e 7 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 50% em relação à capacidade máxima, com 94 leitos ativos, e 71,2% em relação à capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 28 pacientes de Blumenau (26 confirmados e dois em análise) e 16 de outros municípios (15 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 24,9%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 202 atendimentos, com 23 deles decorrentes de síndromes gripais.

Continua após o anuncio

O município contabiliza também 52.337 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 523 óbitos por Coronavírus.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Continua após o anúncio

Blumenau já aplicou 115.129 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Neste sábado, dia 29, foram aplicadas 1.732 vacinas da primeira dose (80.955 imunizados até o momento) e não tivemos aplicação da segunda dose. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 115.129 vacinas entre 1ª e 2ª doses.

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Atendimento psicológico segue sendo oferecido nas unidades de saúde

A partir desta sexta-feira, dia 28, o serviço de atendimento psicológico on-line será descontinuado. A mudança tem por objetivo otimizar o serviço prestado nas unidades de saúde localizadas nos bairros. O atendimento on-line começou a ser ofertado em julho do ano passado e atendeu mais de 260 pessoas. Logo no primeiro mês 66 pessoas foram atendidas. Este ano houve uma redução significativa da demanda. Em março deste ano os profissionais fizeram 20 atendimentos, em abril o número caiu para 18 e agora em maio foram apenas oito pessoas que procuraram o serviço. O atendimento segue sendo oferecido por psicólogos da Semus nas unidades básicas de saúde.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atendimento Rápido Covid-19
A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.
Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atendimento Clínico
De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.

No fim de semana, o atendimento de casos clínicos, não relacionados ao Coronavírus seguem sendo oferecidos no AG Velha e AG Garcia aos sábados, das 7h ao 12h. Demandas que não sejam de urgência/emergência podem ser direcionados às duas unidades.

A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves. Somente nesta sexta-feira, dia 28, as unidades fizeram 296 atendimentos e 198 coletas para exames.

postada em 29/05/2021 17:50 – 18 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais