Vila União tem ordem de serviço assinada pelo prefeito


A Prefeitura de Blumenau segue com seu propósito de levar a melhoria na infraestrutura para todas as regiões da cidade. A localidade contemplada desta vez é a região da Vila União, no bairro Itoupava Central. A ordem de serviço para início da obra foi assinada pelo prefeito Mário Hildebrandt e pela vice-prefeita, Maria Regina Soar, na última quarta-feira, 27, diante da comunidade e de autoridades. 

A obra que contempla 7.263 metros quadrados e proporcionará a pavimentação em lajotas e mais rede de drenagem e sinalização, atendendo as ruas Alfredo José Gonçalves; Quero-Quero; Luis Carlos Ferreira dos Santos; Alfonso Boaventura; Horácio João Mensor; Professor Paulo Freire; Linda Dídia Pereira; Dirlene de Lima Siqueira e Da Vila. A Vila União que é uma das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) da cidade está recebendo do município um investimento de R$ 1,4 milhão, recurso este, viabilizado por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil. 

Para o prefeito Mário Hildebrandt este é um momento muito especial, podendo oferecer dignidade, acessibilidade e a melhoria da mobilidade para esta região. “São cerca de 110 famílias que serão diretamente beneficiadas por esta obra. Um compromisso que eu assumi com esta comunidade e que agora conseguimos tirar do papel, assim como estamos melhorando as condições em outras ZEIS”, avalia. 

A obra na Vila União faz parte do pacote anunciado pela Prefeitura de Blumenau que contabiliza mais de R$ 5 milhões em melhorias na mobilidade urbana das quatro ZEIS, incluindo a Vila Bromberg/Vila Feliz, na Escola Agrícola e Vila Vitória, na Itoupava Norte, que já estão com obras em andamento e mais a Vila Jansen, na Itoupava Central, que terá ordem de serviço assinada nas próximas semanas. 

Vila União

A área foi ocupada inicialmente por ex-empregados de uma empresa que ficava no local e entrou em falência em meados de 1990. Eles ocuparam os espaços da antiga fábrica para fazer suas residências e mais tarde a comunidade foi crescendo para os arredores. Atualmente, a ocupação encontra-se consolidada, com o relevo regular e não apresenta áreas geologicamente frágeis. 

A tipologia das unidades habitacionais é diversa, sendo composta de unidades de alvenaria, madeira e outras mistas. No entorno existem equipamentos urbanos, como escolas, creches e posto de saúde no raio de 1,5Km. A região foi declarada Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) pelo Decreto nº 8.577/2007 e a comunidade está em fase inicial de Regularização Fundiária. 

A Lei nº 8.132/2020 denomina as nove vias públicas da Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) Vila União, localizada no bairro Itoupava Central. São elas: Alfredo José Gonçalves; Quero-Quero; Luis Carlos Ferreira dos Santos; Alfonso Boaventura; Horácio João Mensor; Professor Paulo Freire; Linda Dídia Pereira; Dirlene de Lima Siqueira e Da Vila.

postada em 27/05/2021 09:31 – 10 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook