- PUBLICIDADE GOOGLE-

Trabalhos produzidos em missão fotográfica serão apresentados em junho


Os trabalhos resultantes do projeto Missão Fotográfica, do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) em Balneário Camboriú, serão apresentados durante o evento on-line BC Foto Festival, que ocorrerá de 22 a 25 de junho.

Continua após o anúncio

Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), a Missão Fotográfica teve o tema Cartografias da Cidade e contou com a participação de dez fotógrafos. A partir de agosto de 2020, cada um dos fotógrafos desenvolveu um projeto em que procurou colocar o olhar em determinado aspecto de Balneário Camboriú. A produção dos participantes poderá ser conferida em um livro on-line e em uma projeção multimídia que ficará disponível na internet (www.nefa.com.br, www.brasilimagens.com, www.bcfotofestival.com.br). Livro e projeção serão lançados em 25 de junho.

“No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade”, comenta o fotógrafo Flávio Fernandes, coordenador da Missão Fotográfica.

Continua após o anuncio

No desenvolvimento dos projetos, os fotógrafos/artistas foram acompanhados por uma equipe de especialistas na arte fotográfica, em reuniões on-line. Integraram a equipe, além do coordenador Flávio, Marcelo Greco como consultor e Lucila Horn e Marcelo Fernandes como orientadores.

“Os resultados deste projeto, além de servirem como um portfólio para os fotógrafos envolvidos, serão um importante material histórico e poético para a memória da cidade”, conclui Marcelo Fernandes.

Continua após o anúncio

PARTICIPANTES DA MISSÃO
Participaram do projeto os fotógrafos/artistas Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viégas, Flávio Fernandes, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill e, com textos, Bola Teixeira.

O QUE É UMA MISSÃO FOTOGRÁFICA
As missões fotográficas nasceram da necessidade de documentação e são ligadas ao colonialismo e imperialismo europeus. O conceito de missão está vinculado a uma proposta permanente ou ocasional, que confia ao fotógrafo ou grupo uma documentação determinada sobre um território. Como ponto relevante desse processo, está a formação de arquivo para a memória, com a criação de documentação que pode ser tanto do campo do registro como da poética.

CONTRAPARTIDA
O projeto ofereceu em abril uma oficina para educadores, com 140 participantes de todo Brasil, por meio da plataforma ZOOM e com a temática “Fotografia e documentação Poética”. A oficina contou com a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIVE/CEART/UDESC e da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina – AAESC.
No início de maio, o projeto ofereceu uma palestra aberta ao público com tema “Missão Fotográfica”, por meio da plataforma ZOOM e com a participação dos artistas Lucas Correia, Soninha Vill e Paloma Gomide. A palestra ficará disponível no site nefa.com.br/nefabc.

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

NEFA
https://nefa.com.br/missao-nefa-bc[email protected] 

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Cicero Viégas, Carla Bordin, Celso Peixoto, Flávio Fernandes, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais