- PUBLICIDADE GOOGLE-

Em Brasília, Governo do Estado alinha parcerias para compartilhamento de metodologias e bases de dados


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Divulgação/CGE

Continua após o anúncio

A pedido do governador Carlos Moisés, o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, esteve em Brasília nesta quinta-feira, 27, onde participou de reuniões com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para alinhar ações no sentido de agilizar o compartilhamento de bases de dados e de metodologias de inteligência tecnológica. Socas reforçou a importância do cruzamento de informações estaduais com as bases de dados federais para melhorar a eficiência dos programas de governo, entre eles o auxílio emergencial do Estado (SC + Renda).

No MJSP, Socas se reuniu com Lucas Alves de Lima Barros Goes, assessor do ministro Anderson Torres para Assuntos Federativos e Parlamentares. Segundo o Controlador, o Ministério antecipou o acordo de cooperação técnica com o Governo de Santa Catarina e está franqueando preliminarmente o acesso à algumas bases de dados para filtrar os beneficiários elegíveis para o recebimento do auxílio emergencial do Estado.

Continua após o anuncio

Na CGU, Socas foi recebido pelo Secretário Executivo, José Marcelo de Carvalho. O auditor se comprometeu a reforçar a troca de expertise e de informações por meio do acordo de cooperação técnica já firmado entre os órgãos. Hoje, o cruzamento de dados estaduais e federais permite, por exemplo, apontar o recebimento irregular do auxílio-emergencial concedido pela União. O objetivo é garantir a integridade do SC + Renda também. O Secretário de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Leonel, e o Secretário de Combate à Corrupção do órgão, José Carlos Cardoso, também participaram da reunião.

“Estamos reforçando a área de investigação e inteligência da CGE com o emprego intensivo de tecnologia da informação para subsidiar as atividades de auditoria, controle interno e combate à corrupção”, explica. O Auditor-Geral do Estado, Rodrigo Stigger Dutra, e o Coordenador de Informações Estratégicas, Edson Rosa Gomes da Silva, acompanharam o Controlador na agenda em Brasília.

Continua após o anúncio

Boas práticas

Na agenda por Brasília, o Controlador-Geral Cristiano Socas e a equipe também fizeram uma visita institucional à Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Eles foram recebidos pelo Controlador-Geral, Paulo Wanderson Moreira Martins. Na reunião, Socas destacou que a aproximação com as controladorias de outros estados é importante para a CGE, um órgão ainda em consolidação em Santa Catarina.

“Criada em junho de 2019, no primeiro ano do governador Carlos Moisés, a CGE-SC quer acelerar ações por meio do apoio de órgãos de controle que já contam com ferramentas e metodologias de auditoria e combate à corrupção testadas e aprovadas”, afirma o Controlador. Participaram da reunião, o Controlador-Adjunto da CGDF, Breno Rocha Pires e Albuquerque, e o Subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Guilherme Modesto Mello.

Informações adicionais para imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: [email protected]
(48) 3664-5651 / (48) 99128-1980
Site: www.cge.sc.gov.br 

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais