- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau reforça serviços exclusivos à saúde da mulher durante a pandemia


Nesta sexta-feira, dia 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Em Blumenau, além das unidades da atenção básica, as mulheres contam com um Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), que oferece uma série de exames e serviços exclusivos.

Continua após o anúncio

Este mês, a Prefeitura de Blumenau também iniciou a testagem das gestantes assintomáticas para Covid-19, entre a 37ª e 38ª semanas de gestação. A ação reforça o cuidado com a saúde das mulheres em meio à pandemia de Coronavírus. A ação visa garantir que o município continue sem registro de óbitos em gestantes, por Covid-19.

Para fazer o exame a gestante, que está no 3º trimestre de gestação, pode buscar atendimento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), nos Ambulatórios Gerais (AGs) e Unidaded Avançadad de Saúde (UAS) para que seja feito o encaminhamento por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) para coleta do material genético para exame.

Continua após o anuncio

Consultas de rotina e exames preventivos
Nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), nos Ambulatórios Gerais (AGs) e Unidade Avançada de Saúde (UAS), as mulheres podem fazer acompanhamento em consulta de rotina e exames, como por exemplo, o preventivo, papanicolau e também o pré-natal. As consultas são realizadas por médicos(as) e enfermeiros(as). Quando necessário são encaminhadas ao serviço especializado em Saúde da Mulher.

Pré-natal de alto risco
O Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) que é pactuado pela Rede Cegonha, entre a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com o Hospital Santo Antônio, oferece atendimento às gestantes com gravidez de alto risco. Isso reforça a preocupação com a redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil, ofertando consultas especializadas com equipe multiprofissional e exames específicos do período de gravidez.

Continua após o anúncio

Atendimento especializado
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) oferece uma série de exames e serviços como consulta de enfermagem; consulta em ginecologia geral; cirurgia ginecológica; Mastologia; consulta em psicologia e mais de 10 procedimentos como punção de mama por agulha fina, biópsia de vulva e vagina, biópsia de colo de útero, inserção e retirada de DIU, colposcopia, testes rápidos de: beta HCG, sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C, coleta de citopatológico, cauterização de verrugas, exérese de pólipos, US pélvico pós-inserção de DIU e drenagem de Glândula de Bartholin.

A unidade está localizada Rua República Argentina, nº 2.077, no bairro Ponta Aguda (Anexo ao AG Heinz Schrader).

Saúde da Mulher
Introduzida no município a partir de 2004, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivo a promoção da qualidade de vida da população feminina, estimulando a corresponsabilidade, ampliando os conhecimentos sobre seus direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para as mulheres.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 27/05/2021 14:35 – 0 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais