- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo do Estado envia à Alesc PEC que simplifica repasses aos municípios


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

O Governo do Estado apresentou à Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa desburocratizar o repasse de recursos para os municípios catarinenses. A proposta foi entregue pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, ao presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, na tarde desta quarta-feira, 26. Na ocasião, o Governo também encaminhou outros três projetos ao Legislativo.

Na prática, a PEC dispensa a celebração de convênio entre Estado e municípios, fazendo com que o dinheiro chegue mais rápido às prefeituras. A medida permite que a transferência da verba seja feita fundo a fundo, ou seja, diretamente na conta bancária do município.

Continua após o anuncio

“Esse modelo desenvolvido junto aos parlamentares vai marcar uma nova era na relação entre Estado e municípios. A intenção é desburocratizar a liberação de aportes financeiros, sem comprometer a fiscalização e a transparência do processo. Tenho certeza que, embora seja uma proposta simples, ela é inovadora e dará celeridade às ações do Estado”, afirmou o chefe da Casa Civil.

O deputado Mauro De Nadal reforçou a importância da iniciativa. “Firmar um convênio é uma etapa que estressa o prefeito. Perde-se tempo, e às vezes, até o próprio recurso. Sem burocracia, o Estado conseguirá dar início a muitas obras de curto prazo”, salientou o presidente da Alesc.

Continua após o anúncio

Se a mudança na Constituição for aprovada pelos parlamentares, as transferências voluntárias de verbas do Estado se tornarão transferências especiais. O regramento será estabelecido posteriormente.

O repasse fundo a fundo já é um instrumento utilizado atualmente pelo Governo do Estado para pagamento de emendas impositivas parlamentares. No ano passado, a Alesc aprovou a PEC que possibilitou a liberação de verbas sem a necessidade de firmar convênio nesses casos.

Informações adicionais para a imprensa
Mauren Del Claro Rigo
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5439
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais