- PUBLICIDADE GOOGLE-

Parceria detecta atraso de desenvolvimento em bebês e crianças pequenas


Com o apoio das secretarias de Educação e de Saúde de Florianópolis, o Projeto Estrelas do Mar busca oferecer o que existe de mais atual em avaliação e tratamento precoce de bebês e crianças que apresentam riscos, dificuldades de desenvolvimento e transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. 

Continua após o anúncio

 

 

Continua após o anuncio

 Desde muito cedo os bebês já apresentam sinais que indicam que algo não está bem e é possível detectar tais sinais e intervir imediatamente.

 Quanto mais cedo a intervenção, maiores são as chances de desenvolvimento, alerta Ruthie Bonan Gomes, Psicóloga e Coordenadora Técnica do Estrelas do Mar.

Continua após o anúncio

 O Projeto Estrelas do Mar, do Instituto Ilhas do Brasil, é voltado para o público de zero a quatro anos de idade de famílias em situação de vulnerabilidade social do Sul da Ilha de Santa Catarina. Atualmente o Estrelas do Mar é apoiado pelo Criança Esperança. 

 

 

 O projeto já capacitou mais de 130 profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino e de centros de saúde sobre a importância da detecção precoce de risco de atrasos de desenvolvimento em bebês e crianças pequenas.

 Além disso, já está auxiliando muitas crianças e suas famílias a se desenvolverem de forma plena.

 As famílias podem se inscrever através do e-mail “[email protected]”. Ao enviarem o e-mail demonstrando interesse, as famílias serão acolhidas e direcionadas para a equipe técnica, que realizará uma entrevista de triagem, avaliação das crianças e encaminhamento para intervenção dentro do projeto. 

 

 

 Atuação da Rede

 Na rede municipal de ensino, quando há necessidade de uma avaliação mais precisa em relação ao desenvolvimento das crianças, as professoras de educação infantil contam com o apoio dos serviços intersetoriais do Centros de Saúde e dos Centros de Referência de Assistencial Social – CRAs. Para casos com indicativos de alguma deficiência existem os professores de Atendimento Educacional Especializado -AEE- que fazem os encaminhamentos com as famílias e serviços devidos.

 

FIQUE ATENTO AOS PRINCIPAIS SINAIS DE RISCO  

→ Contato visual raro (durante o brincar, o foco no objeto é muito maior do que no adulto ou par)

→ Ausência ou pouco balbucio ou atraso de fala

→ Ausência de gestos sociais (apontar, esticar braços etc..)

→ Irritabilidade e baixa tolerância à frustração;

→ Agitação/passividade motora excessiva;

→ Brincar com objetos de forma estereotipada e repetitiva;

→ Dificuldade de responder a comandos;

→ Controle excessivo por alguns objetos específicos;

→ Ausência ou pobreza de reação ao ser chamado pelo nome;

→ Movimentos estereotipados com as mãos ou outras partes do corpo

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais