- PUBLICIDADE GOOGLE-

Eleições dos Conselhos Escolares de Balneário Camboriú ocorre nesta semana


Durante esta semana, o processo eleitoral dos Conselhos Escolares Municipais de Balneário Camboriú segue em andamento. As eleições iniciaram na segunda-feira (03) e serão finalizadas nesta quinta-feira (06). Elas ocorrem em cada Unidade de Ensino.

Continua após o anúncio

Na sexta-feira (07), ocorrerá a contagem dos votos pela Comissão Eleitoral, seguida da divulgação dos membros eleitos em cada segmento. Posteriormente, acontecerá uma reunião onde haverá a posse dos conselheiros eleitos, bem como definição do Presidente e Vice-presidente do Conselho Escolar.

A Secretária de Educação, Marilene Cardoso, valoriza esta semana de eleição. “Destacamos a importância da participação do Conselho Escolar nas políticas públicas voltadas para a Educação, isto fortalece todas as ações e contribui para a qualidade que a gente tanto busca”, afirma a secretária Marilene.

Continua após o anuncio

No início da semana das votações, a Consultora em Educação da AMFRI, a Professora Gilmara Silva, participou de uma palestra transmitida ao vivo pelas redes sociais para explicar a importância do Conselho Escolar nas unidades de ensino.

A secretária explica também como são escolhidos os membros do conselho. “Após a votação, na sexta-feira, acontecerá uma reunião onde haverá a posse dos conselheiros eleitos, bem como definição do Presidente e Vice-presidente do Conselho Escolar nas nossas unidades”, explica.

Continua após o anúncio

As unidades de ensino devem constituir a cada dois anos um novo Conselho Escolar, com membros ativos, participativos e comprometidos com a gestão democrática, segundo a Lei Municipal 3861/15, que dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares. Cada segmento tem direito a 25% da composição do Conselho, que deverá ser composto por um grupo de oito a doze integrantes, além do diretor escolar que é membro nato.

Mais informações e esclarecimentos sobre o processo eleitoral podem ser obtidas nas unidades de ensino.

A votação

Cada Unidade de Ensino Escolar possui sua Comissão Eleitoral, a qual foi instituída com representantes de todos os segmentos, e tem a atribuição de organizar o processo eleitoral do Conselho Escolar.

Algumas unidades optaram por executar a votação através dos votos em cédulas, onde é adotado uma estratégia para evitar o fluxo de pessoas na unidade. Desta forma, é feito um escalonamento de turmas por dia, com a colocação de urna de votação para os responsáveis no portão da unidade.

Outra forma que as unidades estão disponibilizando os votos é através de formulários online. Os formulários são encaminhados através dos meios eletrônicos para os responsáveis, comunidade escolar e funcionários.

Entretanto, algumas unidades escolares adotaram as duas modalidades, de forma física para os eleitores que estarão presentes na unidade durante o período de votação e também um formulário para os alunos e pais que estão de forma remota, abrangendo assim um número maior de envolvidos na eleição.

______
Informações adicionais:

Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Lucas Aver
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais