Imetro destrói lote de balanças reprovadas


Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina destruiu 68 balanças, reprovadas por falta de Portaria de Aprovação de Modelo pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A maior parte das apreensões, 66 unidades, foram realizadas em uma empresa de revenda de equipamentos.

“Felizmente, a maioria das apreensões ocorreu fora do comércio (padarias, indústrias, feirantes) onde o proprietário, além de perder o instrumento, seria autuado e consequentemente multado, fato que ocorreu com as outras duas balanças apreendidas”, avalia Hercílio Bez, gerente de Metrologia do Imetro-SC.

O depósito do Imetro-SC está repleto de balanças apreendidas, apenas aguardando autorização do setor jurídico para serem destruídas. “Diante disso, orientamos aos comerciantes, industriais, e a todos os que administram empresas na qual o uso de balança se faz necessário, que, antes de adquiri-las, avaliem se o equipamento possui Portaria de Aprovação de Modelo pelo Inmetro”, indica o presidente do Imetro-SC, Rudinei Floriano.

Apesar dos esforços de ações sobre os revendedores, um grave problema é a comercialização de balanças irregulares pela Internet. “Os criminosos que vendem as balanças irregulares, sabem que a venda pela web torna a fiscalização extremamente difícil, por isso optam por este caminho”, explica o gerente de Metrologia.

Fique de olho:

  • Pensando na segurança ao adquirir o equipamento, o Imetro-SC orienta como avaliar se a balança é regular:
  • A placa de inscrições obrigatórias sempre em português, especificando a Portaria de Aprovação de Modelo pelo Inmetro.
  • As simbologias do dispositivo indicador devem estar de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, sempre em letras minúsculas “kg” (kilograma) e “g” (grama), além da indicação monetária com a inscrição “R$”.
  • Se estiver em dúvida, mesmo em relação ao preço da balança, muito barato ou muito caro, entre em contato com o Imetro-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina) para esclarecimentos.
  • Para denúncias, reclamações e sugestões junto ao Imetro-SC, use o e-mail [email protected] ou ligue no 0800 643 5200.

    Mais informações para imprensa:
    Olavo Moraes 
    Assessoria de Comunicação
    Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro)
    (48) 3381-5248 / 9-9960-8906
    [email protected] 

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook