- PUBLICIDADE GOOGLE-

SDE apresenta Rede Catarinense de Centros de Inovação a investidores europeus


Em Santa Catarina, o termo inovação não é apenas uma palavra da moda, é uma das principais políticas públicas de desenvolvimento. Foi assim que o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, iniciou a apresentação da Rede Catarinense de Centros de Inovação na Startup Olé Brasil 2021, evento tecnológico de maior projeção na Europa, nesta quinta-feira, 22. A programação reúne grandes corporações, aceleradoras, incubadoras e investidores em busca de talentos da América Latina. 

Continua após o anúncio

Para Buligon, foi uma honra para Santa Catarina ser um dos estados convidados para participar deste evento, que serve para criar pontes entre os ecossistemas de empreendedorismo inovador catarinense e o europeu, compartilhar sinergias e, até mesmo, gerar oportunidades para negócios.

“Atualmente, são nove centros em operação no Estado, que fomentam a tríplice hélice, ou seja, o empreendedorismo, o conhecimento e faz com que o Governo esteja presente, impulsionando e atraindo a sociedade. Estes hubs geram o maior ecossistema de inovação do Brasil. Inovar está dentro da nossa cultura e faz com que Santa Catarina seja um grande atrativo de startups, o que resulta no maior número per capita do país. E não paramos por aí. Seguimos com a obra de mais quatro habitats, assim como outros dois são startados”, declara o secretário.

Continua após o anuncio

Quando se trata de inovação, Santa Catarina realiza um trabalho muito além da Rede. O Estado possui um orçamento dedicado ao segmento, tem uma Fundação (Fapesc) que incentiva projetos inovadores, e ainda, trabalha o fortalecimento do ecossistema, por meio de diálogo. 

“Somos o único Estado que mantém, cotidianamente e anualmente, uma conversa por meio da Conferência da Inovação. Para nós, a inovação impulsiona a economia. E se torna, no período pós-pandemia, uma salvação econômica, social e sustentável para Santa Catarina. Por isso, vamos investir cada vez mais nesta política pública”, pontua Buligon.

Continua após o anúncio

Também representando Santa Catarina na Startup Olé Brasil, a gerente da Rede Catarinense de Centros de Inovação, Iuana Reus, falou sobre a importância do apoio das instituições e redes às startups. “Não vamos ter todas as tecnologias, conhecimentos e capacidades que precisamos para continuar o crescimento e a inovação dentro das paredes da própria empresa ou organização. Precisamos nos abrir e buscar isso em algum lugar da cidade, do país e do mundo. E isto é o que fazemos todos os dias: buscar aproximação com as pessoas e multiplicar conexões para que a inovação tenha mais chance de acontecer”, destaca a profissional, enfatizando que a internacionalização não é só importante para acessar novos mercados, mas também, para elevar as empresas a outros patamares, especialmente na nova economia.

Em relação à nova economia, a realidade do Brasil hoje é outra, conforme relatou a Co-founder & CEO da Dream2B, empresa focada na internacionalização de startups para o Canadá, Regina Noppe, que também participou da mesa redonda. “A procura pelo mercado internacional nunca foi tão grande como agora, com a questão da pandemia, pois todo mundo percebeu que não precisa desta limitação. Nós somos um mundo totalmente conectado e de uma certa forma, quando se trata da inovação, nós estamos bem à frente e em uma situação privilegiada. E com este ecossistema do país já de forma mais robusta e em franca expansão, só contribui com o sucesso das startups”, pontua ela.

Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais