- PUBLICIDADE GOOGLE-

Parceria com Central de Libras torna atendimento mais acessível na Prefeitura


A Prefeitura de Blumenau vem trabalhando para ampliar a acessibilidade aos serviços públicos em todos os aspectos. Um exemplo disso é a parceria com a Central de Libras da Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), firmada pela Secretaria de Administração (Sedead).

Continua após o anúncio

Com ela, cada vez que uma pessoa com deficiência auditiva acessa algum serviço municipal, um intérprete de Libras pode ser solicitado para intermediar o atendimento, por meio de vídeochamadas. A central pode ser acionada, por exemplo, para facilitar a comunicação entre um profissional de saúde e um paciente durante uma consulta médica; ou um atendimento da Assistência Social; ou ainda algum serviço das Praças do Cidadão e do Empreendedor. Também pode ser solicitada por uma secretaria de escola ou CEI para intermediar o atendimento a alunos e suas famílias.

No ESF Marco Francisco Barth, o serviço dos intérpretes de Libras foi utilizado com sucesso no atendimento a uma paciente com surdez profunda. “Essa ferramenta foi extremamente eficaz para realizarmos o atendimento a nossa paciente. Conseguimos nos fazer entender e a pessoa sai satisfeita com o atendimento”, observou a coordenadora da unidade, a enfermeira Simone Keila Pasa.

Continua após o anuncio

A Central de Libras já prestou atendimentos também à Assistência Social e outras unidades de saúde do município. São três intérpretes disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. A central conta ainda com outros dois intérpretes envolvidos também com outros projetos da Abada e mais duas professoras de Libras.

Para utilizar o serviço, tanto o servidor municipal como o usuário do serviço, pode entrar em contato com a instituição. Os telefones são (47)9241-9719 ou (47)9292-6030.

Continua após o anúncio

Além da parceria com a Central de Libras, a Prefeitura de Blumenau já promoveu dois cursos para servidores municipais aprenderem a Língua Brasileira de Sinais e tem feito investimentos também na estrutura do prédio administrativo. O objetivo é de atender a diferentes públicos, como adaptação em banheiros e elevadores para o acesso ao paço. “Tornar os serviços públicos municipais cada vez mais acessíveis é uma preocupação dessa gestão. Por isso, temos investido em iniciativas como essa, que proporcionam autonomia e dignidade às pessoas com deficiência”, observa o secretário Anderson Rosa.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 22/04/2021 08:20 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais