- PUBLICIDADE GOOGLE-

Horto Municipal é dedicado a conservação de espécies nativas e embelezamento do município


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Cultivo de espécies nativas e flores, doação de mudas para moradores e espaços públicos, preservação da biodiversidade e a oportunidade de ter um contato com a natureza. O Horto Municipal Antônio José Tolé Guglielmi é responsável por todas essas possibilidades, além de embelezar Criciúma. O espaço fica localizado no bairro Mina União, dentro do Parque Ecológico José Milanese, e exerce um importante trabalho de conservar e cuidar de espécies nativas.

Gerido pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), o Horto Municipal cultiva mais de 87 espécies de plantas e flores. Somente este ano, foram mais de 850 mudas doadas para os moradores, sendo que em 2020, foram mais de 5,9 mil. “Cultivamos os mais variados tipos de espécies com o propósito ornamentais de áreas públicas do município, como os parques municipais, o Paço Municipal e as escolas, por exemplo. Já a doação de mudas, os cidadãos também podem embelezar suas propriedades particulares”, frisou o presidente da Famcri, Robson Izidro.

Continua após o anuncio

O morador tem direito a uma muda por mês, medida temporária visando manter os estoques disponíveis para todos os visitantes. Caso precise de um número maior, o cidadão deve realizar um requerimento no órgão municipal para avaliação e autorização de retirada no horto. O local possui uma estufa que pode ser visitada pelo público para conhecimento dos trabalhos realizados pela Famcri. “O horto é um ambiente público que tem como objetivo o cultivo e manejo da flora nativa. Por isso, tem a função importante na preservação da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica, também fornece a comunidade acesso a uma área verde preservada para aqueles que buscam contato com a natureza e um ambiente de lazer”, comentou o diretor de Arborização da Famcri, Erlon Paulo Gonçalves.

O horto é também um local que atua na educação ambiental de adultos e crianças, mostrando a importância da preservação da natureza por meio do cultivo e manutenção de jardins e hortas em casa. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo as normas sanitárias recomendadas pela Secretária Municipal de Saúde. Já a trilha do parque ecológico está fechada. Antes da pandemia, as escolas, clubes e entidades agendavam visitas no espaço, mas devido ao combate do coronavírus, esses passeios foram suspensos.

Continua após o anúncio

Adoção de praças

A Famcri é responsável também pela adoção de praças e logradouros públicos no município, com o intuito de conservar os espaços. Em contrapartida, as empresas e entidades privadas podem colocar uma placa de publicidade no espaço. Ao todo, são 117 praças adotadas, sendo que 12 são desse ano.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais