- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim Coronavírus Blumenau – 19/04/2021


Blumenau registra um total de 462 óbitos por Coronavírus

Continua após o anúncio

Blumenau registrou mais um óbito, somando agora 462 mortes por Coronavírus no município. Nesta segunda-feira, dia 19, foi confirmada a morte de um homem de 75 anos com comorbidades, que estava internado na UTI desde o dia 15 de abril.

Blumenau registra ainda nesta segunda-feira, dia 19, um total de 50.077 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 109 a mais do que registrado no último domingo, dia 18, quando o município contabilizava 49.968 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, dez foram por meio do RT-PCR, nove por testes rápidos, cinco sorológicos e 85 de antígenos.

Continua após o anuncio

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 169.792 testes para Covid-19. Somente nesta segunda foram processados 636 exames. Entre os casos positivos, 653 pacientes estão em tratamento. Destes, 545 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 136 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 75 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 61 em enfermaria. Destes na UTI, 63 pacientes são de Blumenau (sendo todos confirmados) e 12 pacientes de outras cidades (sendo todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, nove leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 48 pacientes de Blumenau (sendo 45 confirmados e três em análise) e 13 de outros municípios (sendo todos confirmados), com taxa de ocupação de 34,5%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 429 atendimentos, com 100 deles decorrentes de síndromes gripais.

Continua após o anúncio

O município contabiliza também 48.962 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta segunda-feira, dia 19, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre os dias 12 e 16 de abril, 31 instituições de ensino foram atendidas. Neste período, sete professores, três colaboradores e 20 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas oito estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,02%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas cinco tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,15%.

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem ser testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.

Ambulatório Geral Heinz Schrader tem horário de atendimento modificado
A partir desta segunda-feira, dia 19, o Ambulatório Geral Heinz Schrader (AG do Centro), localizado na rua República Argentina, nº 2077, no bairro Ponta Aguda, volta a atender de segunda a sexta-feira, das 7h até às 21h. O local é mais uma opção de atendimento clínico para moradores da localidade com situações não relacionadas ao Coronavírus.

Desde o dia 17 de março, o horário havia sido ampliado até à meia-noite, mas neste período apenas 18 atendimentos foram feitos no horário estendido. A mudança do horário tem por objetivo otimizar o serviço na região central da cidade. Casos que não sejam de urgência/emergência podem ser direcionados à unidade.

A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os pronto-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.

Blumenau aplicou neste domingo 3.189 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta segunda-feira, dia 19, foram aplicadas 741 vacinas da primeira dose, somando 43.605 doses até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 2.448 vacinas da segunda dose, totalizando 22.600 doses. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Ao todo, entre 1ª e 2ª doses, o município já aplicou 66.205 vacinas contra a Covid-19.

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 370 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente nesta segunda-feira, dia 19, as unidades fizeram 607 atendimentos e 370 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

postada em 19/04/2021 19:40 – 106 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais