- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim Coronavírus Blumenau -17/04/2021


Blumenau registra um total de 459 óbitos por Coronavírus

Continua após o anúncio

Blumenau registrou mais sete óbitos, somando agora 459 mortes por Coronavírus no município. Neste sábado, dia 17, foi confirmada a morte de três homens, um com 49 anos e dois com 76 anos; e quatro mulheres, com 52, 75, 86 e 92 anos. Todas as vítimas tinham comorbidades.

Blumenau registra ainda neste sábado, dia 17, um total de 49.918 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 60 a mais do que registrado na última sexta-feira, dia 16, quando o município contabilizava 49.858 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, dois foram por meio do RT-PCR, 5 por testes rápidos e 53 de antígeno.

Continua após o anuncio

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 168.921 testes para Covid-19. Somente neste sábado, dia 17, foram processados 320 exames. Entre os casos positivos, 652 pacientes estão em tratamento. Destes, 555 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 126 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 76 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 em enfermaria. Destes na UTI, 62 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 14 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 10 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 38 pacientes de Blumenau (35 confirmados e três em análise) e 12 de outros municípios (todos confirmados), com taxa de ocupação de 28,2%. 

Continua após o anúncio

O município contabiliza também 48.807 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Agenda de vacinação contra Covid-19 ainda tem vagas para idosos acima dos 64 anos em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau segue com agendamento aberto para a vacinação contra a Covid-19 em  idosos acima dos 64 anos. São cerca de 1.200 doses ainda disponíveis para aplicação neste domingo, dia 18 e terça-feira, dia 20, no Parque Vila Germânica. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que terá atendimento neste domingo das 8h às 12h.

Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. É importante ficar atento as informações do agendamento para não faltar à data prevista para a vacina. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

As vacinas fazem parte do último quantitativo enviado pelo Governo do Estado, que somavam 6,5 mil doses. Vale ressaltar que a liberação de novas agendas depende do recebimento de novos lotes de vacinas, o que ainda não tem previsão confirmada.

Declaração médica

Em todas as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, conforme cronograma de vacinação, pacientes transplantados, com doenças reumáticas imunomediadas, gestantes, pacientes imunodeprimidos por doença oncológica ou HIV positivo, devem apresentar declaração médica autorizando a aplicação da vacina.

Acesso à aplicação da vacina

A aplicação da vacina acontece no setor 1 do Parque Vila Germânica. Os idosos devem levar um acompanhante, além da carteira de vacinação, caso possuírem, e chegar com no máximo 15 minutos de antecedência para conferencia da documentação.  Não é necessário chegar antes disso, uma vez que o horário é agendado.

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Já para os idosos com mobilidade reduzida, o acesso é feito para a Rua Itapiranga, que foi sinalizado pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Rota de Lazer reabre neste domingo, dia 18

Neste domingo, dia 18, a Rota de Lazer voltará a acontecer em Blumenau. A decisão foi tomada a partir da liberação de atividades ao ar livre e reabertura de parques municipais. Entre 8h e 17h, a utilização da Rua 15 de Novembro para lazer estará liberada para o público que quiser realizar caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação. 

Conforme explica o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Rogério Ramos, as apresentações culturais não ocorrerão ainda neste primeiro momento. “Vamos avaliar a adesão do público e as atividades da Rota de Lazer serão retomadas de forma gradual. Para isso, pedimos que as pessoas respeitem as regras de distanciamento, utilizem máscaras e mantenham o cuidado em evitar aglomerações”.

A Guarda Municipal de Trânsito fará a sinalização e orientação dos veículos durante o fechamento da Rua 15, que iniciará no encontro com a Rua Nereu Ramos, até a Rua Amadeu da Luz.

Blumenau aplicou neste sábado 1.829 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Neste sábado, dia 17, foram aplicadas 1.749 vacinas da primeira dose, somando 40.337 doses até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 80 vacinas da segunda dose, totalizando 20.144 doses. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
 

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. Excepcionalmente neste sábado, dia 17, o Atendimento Rápido Covid-19 do AG da Velha teve atendimento das 7h às 13h. Já no domingo, dia 18, o atendimento volta a ser ofertado normalmente das 7h às 19h.

No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. 

postada em 17/04/2021 18:35 – 71 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais