- PUBLICIDADE GOOGLE-

Confirmadas novas cepas da Covid em Chapecó


A cidade de Chapecó foi atingida não somente por uma, mas pelo menos por três variantes da Covid-19. A informação foi confirmada em transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Chapecó, com a participação do prefeito João Rodrigues e da coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Chapecó, Aldarice Pereira da Fonseca.

Continua após o anúncio

Ela explicou que numa primeira coleta de 12 amostras, sendo uma de dezembro, três de janeiro, sete de fevereiro e primeiro de março, foi realizado o mapeamento genético pela Fiocruz, que identificou dez pacientes com a cepa P2, que veio da região Norte e já tinha sido confirmada em Chapecó, mas também uma cepa P2 e uma N9.

“Realizamos a coleta de 40 amostras de pacientes que já tinham passado pela Covid e encontramos essas três cepas que tem grande transmissibilidade. Além disso cada variante tem diferentes linhagens. Por isso é fundamental o uso de máscara, distanciamento e álcool gel”, disse Aldarice.

Continua após o anuncio

Ela afirmou que das primeiras 12 amostras, três vieram de fora e as demais já eram autóctones, ou seja, foram contaminadas na cidade. Dos 12, cinco foram a óbito.

Outras 14 amostras já confirmaram novas cepas, sendo 13 P1 e uma P2, mas que os detalhes ainda estão em investigação.

Continua após o anúncio

O prefeito João Rodrigues destacou que a confirmação das novas cepas explica o alto índice de contágio que Chapecó viveu a partir do final de janeiro, o que exigiu uma ação muito efetiva da Administração.

“Por um lado quero tranquilizar a população de que esse tsunami nós já passamos. Mas também quero alertar que precisamos manter os cuidados, evitar aglomerações, usar o álcool gel e máscara. Nós também não vamos baixar a guarda, pelo contrário, vamos atacar o vírus com a operação Lockdown Inverso”, disse o prefeito.

O objetivo é ampliar a testagem, o tratamento e isolar os positivados, com assistência, monitoramento e também responsabilização de quem desobedecer as regras. Uma unidade móvel com profissionais de saúde, testes e medicamentos será acionada por uma central de atendimento. Ela poderá testar familiares de positivados que tiverem sintomas e também alunos nas escolas. Tudo para evitar que essas novas variantes do vírus se espalhem novamente.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais