- PUBLICIDADE GOOGLE-

Comissão de Finanças acata prorrogação de gratificação de profissionais de saúde


A Comissão de Finanças e Tributação acatou Medida Provisória 233/2020, que prorroga o pagamento de gratificação aos profissionais da rede de saúde estadual envolvidos no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Transformado no Projeto de Conversão de Lei 233/2021, o texto vai para votação em Plenário.

Continua após o anúncio

Protocolada pelo governo estadual, a MP ampliou a vigência dos pagamentos de 31 de dezembro de 2020 para 31 de março de 2021. Segundo o relator, deputado Marcos Vieira (PSDB), as medidas foram tomadas devido ao agravamento da pandemia no Estado nos últimos meses. “A prorrogação é de grande importância”, avaliou. Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde, a repercussão financeira máxima se manterá na ordem de R$ 15.590.736,60, sem exceder as despesas já autorizadas em 2020.

Também tendo a pandemia como motivo, o Projeto de Lei 233/2020, de autoria do deputado Felipe Estevão (PSL), foi acatado pelo colegiado. A matéria determina que medidas imediatas sejam aplicadas para assegurar a preservação da vida de todos os profissionais considerados essenciais em caso de pandemia, epidemia ou surtos provocados por doenças infectocontagiosas.

Continua após o anuncio

No texto, as categorias contempladas são as de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, policiais civis e militares, bombeiros militares, agentes de fiscalização, técnicos de enfermagem e de laboratórios, agentes prisionais e socioeducativos, além de profissionais ligados à limpeza em estabelecimentos de saúde. Relatora da matéria, a deputada Marlene Fengler (PSD) considerou que a iniciativa é relevante, citando inclusive que já existe lei federal com o mesmo teor em vigor. “O governo do Estado já informou que há recursos públicos disponíveis.” O projeto agora está pronto para ser votado no Plenário da Alesc.

Outras pautas
Vai para a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano o Projeto de Lei 77/2021, de autoria do governo do Estado. Relatada pelo deputado Marcos Vieira, a proposta trata da exploração da utilização e da comercialização, a título oneroso, das faixas de domínio e das áreas adjacentes às rodovias estaduais e federais delegadas ao Estado, por empresas concessionárias de serviço público, por empresas privadas ou por particulares. De acordo com o parlamentar, a proposta está alinhada com a legislação federal e não gera despesas ao Estado.

Continua após o anúncio

A continuidade de tramitação do Projeto de Lei 482/2019 também foi acatada na Comissão de Finanças. Com parecer favorável do deputado Jerry Comper (MDB), o texto de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT) vai agora para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em caráter terminativo. O texto institui o Programa Jovem Agricultor, cujo objetivo é incentivar o trabalho dos filhos de agricultores em propriedades próprias ou de suas famílias, evitando assim o êxodo rural em Santa Catarina.

Com votos contrários dos deputados Sargento Lima (PL) e Bruno Souza (Novo), foi aprovado o Projeto de Lei 277/2020, do deputado Fernando Krelling (MDB). O texto define a criação do Programa Energia é Saúde e Inclusão Social (Pesis), que permite repasses financeiros dos dividendos e juros provenientes das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) nas áreas de saúde e esporte. A matéria precisa ser avaliada ainda nas comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Saúde.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais