ACM apresenta a deputados contribuição no enfrentamento à pandemia


O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), médico Ademar José de Oliveira Paes Junior, participou da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (14), a convite do vice-presidente do colegiado, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O convidado falou sobre as ações da ACM frente à pandemia de Covid-19.

O médico defendeu que seja priorizada a aquisição de vacinas. Ele argumentou que existem três ações muito importantes para o controle da pandemia – uma drogra-alvo específica para o tratamento, que ainda não existe;  testes baratos e disponíveis para toda a população; e a vacina. “Desses três itens, o que estamos mais próximos é a vacina. Precisamos ter a compra de vacinas como foco prioritário”, recomendou.

Paes Junior assegurou que a ACM tem dado sua contribuição à sociedade para o controle e minimização da pandemia. Entre os pilares de ação da associação, citou a orientação para a população, médicos e profissionais, com treinamento e informação. E também falou sobre ações como apoio tecnológico e logístico para aumento da capacidade de testes, que resultaram na criação de um laboratório em Chapecó, sendo a ACM o responsável técnico pelo projeto de implantação.
A associação, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), também atuou na aquisição e incentivo ao desenvolvimento local de respiradores mecânicos para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); conserto/reparo de ventiladores mecânicos danificados (mais de 80) existentes nos hospitais; incentivo do parque industrial para fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI) e estímulo à fabricação de marcas comunitárias, conforme o relato do presidente. Ele citou, ainda, a doação de 4 mil oxímetros à Secretaria de Estado da Saúde, a criação da base CoronaDados e o esforço que resultou na criação do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), que apoia projetos na área.

“Fiz questão de trazer o Dr. Ademar justamente para enaltecer a participação da classe médica nessa situação que estamos passando, não apenas com a mão de obra, mas inteligência médica. A ACM tem tido participação efetiva nesta crise”, elogiou Dr. Vicente.

Comente com o Facebook