- PUBLICIDADE GOOGLE-

Campanha contra a Influenza inicia nesta segunda-feira em Balneário Camboriú

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú inicia nesta segunda-feira (12) a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha segue até o dia 9 de julho.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, na primeira etapa, a vacinação será direcionada para crianças com idade de 6 meses até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), povos indígenas, gestantes, puérperas. Essa etapa vai até o dia 10 de maio.

Continua após o anúncio

As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias sem apresentar sintomas para que a imunização seja aplicada. A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19, precisa aguardar pelo menos 15 dias após as duas doses da vacina para ser vacinada contra a Influenza.

A população contemplada na etapa inicial pode comparecer na Unidade Central das 8h às 17h e nas demais unidades das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação e documento com foto. Gestantes também poderão se vacinar no Drive-Thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, das 08h às 17h. É necessário levar documento com foto e carteira de gestante.

Continua após o anuncio

As etapas foram definidas pelo Ministério da Saúde e serão seguidas por todos os municípios da mesma forma.

Próximas etapas:

Continua após o anúncio

11/05 a 08/06 – Idosos com 60 anos e mais, professores.

09/06 a 09/07 – Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, formas armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.

Sobre a vacina

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

_______

Secretaria de Saúde

(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Camila Godoi

(47) 3267-7022

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais