- PUBLICIDADE GOOGLE-

Centro de Atenção à Saúde da Mulher fez 250 inserções de DIU no último ano


Em Blumenau, além das unidades da atenção básica, as mulheres contam com um local exclusivo à saúde delas. A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), oferece uma série de exames e serviços, entre eles, o de Dispositivo Intrauterino (DIU). No último ano, foram feitas 250 inserções do método contraceptivo gratuitamente pelo SUS.

Continua após o anúncio

Nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e nos Ambulatórios Gerais (AGs), as mulheres podem fazer acompanhamento em consulta ginecológica de rotina e exames, como por exemplo, o preventivo ou papanicolau. Já o Caism recebe pacientes encaminhadas pelas unidades de saúde, com agendamento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que possuem alterações iniciais ou potencialmente precursoras do câncer do colo de útero, vagina e vulva.  

No Caism, as pacientes recebem orientações sobre o DIU, passam por uma avaliação com as enfermeiras e fazem a colocação durante a consulta com uma médica ginecologista. Após o procedimento, é feito um ultrassom, que é agendado e feito na própria unidade.

Continua após o anuncio

Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o Caism manteve todos os atendimentos. O Centro adotou espaçamento entre consultas para evitar o contato entre usuárias no local. Em 2020, as consultas médicas em atenção especializada somadas às consultas de enfermagem ultrapassaram 3,4 mil atendimentos. 

Atendimento Especializado
O Centro realizou ainda 117 exames preventivos, 89 colposcopia, 100 biópsias do colo uterino, além de 135 cauterizações no ano passado. Durante a pandemia a realização do exame de ultrassonografia passou a ser oferecida às usuárias. Foram 301 exames feitos após a inserção do DIU. Uma conquista para mulheres que antes precisavam aguardar mais de um ano para o procedimento. A unidade ainda atende a especialidade de mastologia geral, com atendimentos também agendados por meio do Sisreg.

Continua após o anúncio

A estrutura do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) conta com 15 profissionais entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, ginecologista especialista em ultrassom, ginecologista geral, psicóloga, cirurgiões e mastologistas. A unidade está localizada rua República Argentina, nº 2.077, bairro Ponta Aguda (Anexo ao AG Heinz Schrader).

Saúde da Mulher
Introduzida no município a partir de 2004, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivo a promoção da qualidade de vida da população feminina, estimulando a corresponsabilidade, ampliando os conhecimentos sobre seus direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para as mulheres.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 08/04/2021 08:30 – 28 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais