Com agendamento on-line, Joinville realiza vacinação organizada


Após receber mais vacinas contra a Covid-19 na última semana, Joinville avançou na imunização dos grupos prioritários. Entre segunda-feira (22/03) e domingo (28/03) foram mais de 11 mil primeiras doses aplicadas. O município vacinou mais de 40 mil pessoas desde o início da campanha, 8 mil delas já receberam também a segunda dose.

Com o objetivo de evitar aglomerações e facilitar o acesso do público alvo à vacina, Joinville implementou ações que garantem organização, agilidade e segurança no processo.

Os serviços de cadastro e agendamento eletrônico são disponibilizados pela prefeitura no site joinville.sc.gov.br. Além da Central de Imunização, instalada no Centreventos Cau Hansen, nove Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) também estão realizando a imunização mediante agendamento.

“O sistema adotado pela Prefeitura de Joinville é um diferencial, pois evita aglomerações e garante a vacina para todas as pessoas que fizeram o agendamento. Se a demanda fosse espontânea, haveria o risco de ficar por horas na fila, sem a garantia que realmente seria imunizado”, afirma a responsável pela Central de Imunização, Nicoli dos Anjos.

Ao chegar ao local da vacinação, o usuário é orientado a higienizar as mãos com álcool em gel e tem os documentos conferidos. Após esta confirmação, ele é encaminhado para receber a vacina. Ao concluir o atendimento, o profissional já agenda a data da segunda dose a ser administrada.

Doses de otimismo

Jair Siewert, de 75 anos, precisou de apenas dez minutos para ser atendido e receber a primeira dose. Para o processo de cadastramento e agendamento, o aposentado teve ajuda de familiares.

“Foi bem rápido! Fizemos o cadastro e todos os dias acompanhávamos a disponibilidade de vagas, que também saiu rápido. Para tomar a vacina, foi tranquilo, uma maravilha”, conta a filha do aposentado, Josiane Siewert de Oliveira.

Sobre a sensação de ter recebido a dose, Jair Siewert declarou: “Estou aliviado, falta a outra dose, mas estou me sentindo mais protegido”.

A mesma sensação foi compartilhada por Maria Clautides Peixer, de 79 anos. O cadastro e agendamento foram realizados pelo filho, Gerson Luís Peixer que aprovou todo o processo, inclusive a recepção durante a vacinação: “O atendimento foi excelente, muito bem organizado e rápido. Estão todos de parabéns!”.

Orientações importantes

Atualmente, dois grupos podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Joinville: a população com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde de qualquer idade. Vale destacar que o cadastramento não garante o recebimento da vacina, já que o agendamento acontece de acordo com a disponibilidade de doses.

Ainda assim, esta é uma ferramenta importante tanto para o cidadão, que terá mais agilidade para acessar os seus dados quando for agendar a imunização, quanto para a Secretaria da Saúde, que pode estimar com precisão a quantidade dos grupos populacionais.

No dia do atendimento, é imprescindível estar munido com os documentos exigidos, tais como documento de identificação pessoal com foto e carteira de vacinação. Quando necessário, também é necessário apresentar autorizações e laudos médicos para administração da vacina. Quem agenda e não consegue comprovar as informações solicitadas não pode ser imunizado.

Outra dica é que o usuário chegue à Central de Imunização com apenas 15 minutos de antecedência. Assim, evita a formação de filas. Caso a pessoa não compareça no dia e no horário confirmados, irá perder a vaga e vai precisar refazer o processo, dependendo da disponibilidade de doses da vacina.

Pacientes acamados podem entrar em contato com o Web Saúde, pelo telefone (47) 3481-5165, para programar a vacinação em domicílio. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Comente com o Facebook