- PUBLICIDADE GOOGLE-

Estudantes da Rede Municipal participarão da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa


Estudantes da Rede de Ensino Municipal de Blumenau participarão da 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa promovida pelo Ministério da Educação e Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). A inscrição foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para possibilitar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com o início dos trabalhos previsto para iniciar na primeira quinzena de abril.

Continua após o anúncio

A Olimpíada de Língua Portuguesa tem o objetivo de contribuir no aprendizado da leitura e escrita nas escolas públicas, disponibilizando materiais com orientações pedagógicas, além de promover a reflexão e didática sobre um gênero do discurso (poema, memória literária, crônica). As inscrições para escolas de todo o país  abriram no dia 22 de fevereiro e prosseguem até o dia 30 de abril. 

Este ano, os estudantes da Rede Municipal participarão das oficinas de leitura e de escrita com o tema “O lugar onde vivo”.  A Semed adaptará os materiais dos cadernos da Olimpíada para todos os estudantes, independente do regime de aula escolhido pelas famílias, seja presencial, plataforma Google Sala de Aula ou Material Impresso. Além disso, reorganizará o material para torná-lo autoinstrutivo aos estudantes que estão em ensino remoto e produzirá videoaulas como suporte à aprendizagem. Nos casos em que a proposta é a de visitas em museus, de análise de fotos antigas, estes elementos culturais serão substituídos por museus e fotos locais, neste caso de Blumenau.

Continua após o anuncio

A finalização da Olimpíada se dará com a realização das oficinas de leitura e de produção de texto, seguidas da escrita de um relato pessoal do professor, narrando a trajetória da turma, os desafios e as aprendizagens ocorridas nesse percurso. O professor também organizará um portifólio, com foto ou vídeo, dos momentos singulares da aprendizagem e uma linha do tempo com as produções de texto inicial e final dos estudantes.

Este conjunto de registros do percurso do professor, em conjunto com os estudantes, será o material de análise das Comissões Julgadoras: Municipal, Estadual e Nacional, para a premiação de professores finalistas e turmas. O resultado final será divulgado nacionalmente no mês de dezembro.

Continua após o anúncio

postada em 30/03/2021 15:28 – 19 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais