- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeito sanciona criação do Parque Natural Municipal Claus Feldmann, na Vila Itoupava


O prefeito Mário Hildebrandt sancionou na tarde desta segunda-feira, dia 29, a Lei Municipal nº 8.993, que cria o Parque Natural Municipal Claus Feldmann, no Distrito da Vila Itoupava. Participaram do ato o Intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Éder Boron; o presidente da Acaprena, Leocarlos Sieves; membros do conselho de administração do Centro Turístico e Cultural, além do tataraneto do cervejeiro Claus Feldmann, Vinicius Alves.

Continua após o anúncio

O pedido para criação do novo Parque Natural, com mais de 30 mil metros de área, surgiu de demanda apresentada inicialmente pelo Conselho de Administração do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC), para transformação de áreas verdes, de preservação permanente e parte de áreas úteis – adquiridas com recursos de seu Fundo de Manutenção – em unidade de conservação de proteção integral, visando garantir a preservação ambiental.

Em julho do ano passado, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do CTC e também pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava. A iniciativa foi pauta de Audiências Públicas convocadas durante o ano de 2020, que possibilitou a ampla discussão do tema com a comunidade. O Legislativo blumenauense aprovou por unanimidade a criação o Parque Natural Municipal Claus Feldmann, no dia 23 de março.

Continua após o anuncio

Parque Natural Municipal Claus Feldmann
O parque será gerido via parceria técnico-administrativa entre Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Intendência Distrital da Vila Itoupava (IDVI), tendo como órgão consultivo o Conselho de Administração do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC), criado e regulamentado pela Lei Complementar 1.188/2020.

A denominação proposta para o Parque visa homenagear como patrono o Sr. Claus Feldmann, saudoso morador do Distrito mais alemão de Blumenau – que nasceu na localidade da Fortaleza, em 15 de maio de 1886. Transferindo residência para Vila Itoupava, passou a trabalhar na histórica Cervejaria Feldmann – fundada pelo pai em 1898. Casado com Ana Wermeisther, teve onze filhos. Faleceu na Vila Itoupava em 3 de Julho de 1963, deixando uma legião de amigos e admiradores.

Continua após o anúncio

O Parque Natural Municipal Claus Feldmann, está localizado na área urbana do Distrito da Vila Itoupava, que permite ampliar as ações educacionais de fomento a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Agora, o municipio planeja ações que possibilitem a futura despoluição do Ribeirão Saxônia, com suas nascentes e belas cachoeiras.

Parque Natural Municipal Bromberg
O último Parque Natural Municipal criado em Blumenau foi o Broomberg, que possui 67,8 mil metros quadrados de Floresta Atlântica. O parque é legalmente instituído pela Lei Complementar nº 5.869, de 2002, e corresponde ao remanescente não ocupado das terras adquiridas pela empresa Broomberg e Cia.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 29/03/2021 16:37 – 27 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais