Pacientes com Covid-19 devem ficar atentos ao agravamento dos sintomas


Com o aumento de infecções pelas variantes do coronavírus, a Secretaria da Saúde de Joinville (SES) orienta que as pessoas busquem atendimento médico logo que apresentarem os primeiros sintomas da doença, evitando aguardar o agravamento do quadro.

Além disso, pacientes que já estão em acompanhamento médico e que notarem evolução de sintomas, com falta de ar e dificuldade para respirar, devem voltar a procurar assistência. Esse retorno à unidade de saúde deve acontecer o mais breve possível para evitar que o nível de oxigênio no corpo baixe.

“A pandemia do ano passado é diferente da deste ano. A variante atual do vírus tem maior contagiosidade e agressividade”, explica o infectologista Luiz Henrique Melo, coordenador médico da Vigilância em Saúde da SES.

O médico reforça a importância de redobrar os cuidados de prevenção, tendo em vista que o maior número de doentes e a gravidade dos sintomas aumentam a sobrecarga nas redes de saúde pública e privada.

“Em caso de dúvidas sobre os sintomas, o ideal é procurar atendimento. No entanto, é preciso ter paciência, pois o sistema está sobrecarregado. Em qualquer unidade hospitalar pública ou privada, o usuário vai encontrar grande contingente de pessoas e existe um critério de avaliação de severidade do quadro e prioridade de atendimento ao indivíduo”, pontua o infectologista.

Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Comente com o Facebook