Vacinação em SC: Mutirão vacina mais de 87 mil pessoas contra a Covid-19 no fim de semana

Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

A parceria entre Estado e municípios, proposta pela Secretaria da Saúde, para intensificar a vacinação contra a Covid-19 no fim de semana resultou em 87.262 doses aplicadas, maior número já registrado em dois dias, desde o início da vacinação. Destas, 76.898 foram da primeira dose (D1) e 10.364 segunda (D2). Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta segunda, 22, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), com informações fornecidas pelos próprios municípios.

>>> Confira aqui o balanço parcial atualizado da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina por municípios (22/03/2021)

“A gente propôs aos municípios a realização desta grande ação de vacinação e ficamos muito felizes com o retorno positivo que obtivemos. Durante o fim de semana, vimos equipes por todo o estado empenhadas em vacinar o maior número de pessoas possível. Foi gratificante”, ressaltou João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

Essa ação só foi possível porque o Estado distribuiu na sexta-feira, 19, um novo lote com um total de 73.700 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para aplicação da primeira dose.

Com essa aceleração na vacinação, Santa Catarina soma agora um total de 515.550 aplicadas desde o início da vacinação, no dia 18 de janeiro de 2021. Deste total, 398.136 correspondem à D1 e 117.414 à D2.

Importante ressaltar que dos 295 municípios catarinenses, 28 não encaminharam a informação atualizada de aplicação de doses para o levantamento parcial desta segunda-feira, 22.

Novas doses da vacina foram distribuídas nesta segunda

Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

Foto: Divulgação / CBMSC

O Estado distribuiu outras 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19 (141.000 – Coronavac / 5.750 – Astrazeneca), nesta segunda-feira, 22, para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde. As centrais são responsáveis por encaminhar as doses para os municípios.

O transporte das doses começou pela manhã e contou com o apoio das forças de segurança e salvamento. Todas as doses já foram distribuídas para as centrais regionais.

A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas, o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o Estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose, pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.

Santa Catarina já recebeu 877.590 doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan.

Informações adicionais para a imprensa:

Amanda Mariano

Bruna Matos

Patrícia Pozzo

NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)

Secretaria de Estado da Saúde

Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402

E-mail: [email protected]

www.dive.sc.gov.br

www.instagram.com/divesantacatarina

www.facebook.com/divesantacatarina

Comente com o Facebook