Professores da EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun participarão de formação de Libras – Prefeitura de Blumenau

Você está em:

Governo >>
Secretaria de Educação

A Escola Básica Municipal Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun recebeu a visita da equipe da Educação Bilíngue da Secretaria de Municipal de Educação (Semed) e da coordenadora da Educação Bilíngue da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Prof.ª Surda Especialista em Ludopedagogia, Liliane Vieira Vega Garrao, para dar início ao planejamento do ano de 2021 da proposta de ensino de Libras para estudantes ouvintes na Educação Básica, do pré-escola ao quinto ano. Este é o segundo ano em que é aplicada a proposta da Educação Bilíngue em Língua Brasileira de Sinais para alunos ouvintes na rede municipal.

O Planejamento 2021 prevê a Formação Continuada dos professores da Educação Bilíngue, promovida pela Semed em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O modelo de trabalho pedagógico contará com aulas síncronas e assíncronas, por meio da plataforma Google Sala de Aula e material impresso, durante o ano.  O objetivo da formação continuada é fazer os professores refletirem sobre a práxis da Educação Bilíngue e qualificar as práticas desenvolvidas em sala de aula.

Atualmente, a EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun possui 23 turmas do pré-escola ao quinto ano, totalizando 590 estudantes dos períodos matutino e vespertino. Dois professores instrutores surdos e dois intérpretes mediadores de comunicação fazem parte da equipe e ministram as aulas em turmas alternadas, um profissional do pré ao segundo ano e outro do terceiro ao quinto ano.

 A Língua Brasileira de Sinais é uma língua extremamente visual-espacial, contendo gramática própria, utilizada pela comunidade surda, sendo a segunda língua para pessoas ouvintes. As crianças que aprendem a Língua de Sinais podem se comunicar com os surdos e compartilhar este conhecimento com a família, na escola e na sua comunidade

postada em 18/03/2021 16:37 – 57 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui