Cultura homenageia Associação Catarinense de Artistas Plásticos – Prefeitura de Blumenau

cultura-homenageia-associacao-catarinense-de-artistas-plasticos-–-prefeitura-de-blumenau

Você está em:

Governo >>
Secretaria de Cultura e Relações Institucionais

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau (MAB) prestam homenagem à Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP), que completa 46 anos de fundação. Para marcar a data, nesta quinta-feira, dia 18 de março, uma exposição coletiva virtual estará disponível nas redes sociais da entidade, quando também serão homenageados, em sala especial, dois fundadores da ACAP, que participam do cenário cultural catarinense, os artistas Rodrigo de Haro e Vera Sabino. A artista aquarelista Zulma Borges, amiga da ACAP, faz o texto de apresentação dos 26 expositores associados.

A ACAP é uma das associações pioneiras a congregar artistas plásticos no Estado de Santa Catarina. Fundada em 18 de março de 1975, teve como sócios fundadores consagrados e premiados artistas como: Vera Sabino, Rodrigo de Haro, Eli Heil, Martinho de Haro, Franklin Cascaes (agraciados com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza) além de Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, todos de reconhecida trajetória e relevância artística no cenário local, estadual, nacional e internacional. Atualmente conta com dezenas de artistas em seu quadro de associados e é filiada à Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (FAAPSC). Nessa jornada, a ACAP se mantém fiel à sua missão de incentivar novos talentos, valorizar o potencial criativo de seus associados, participando na construção de política cultural da cidade e Estado.

Entidade organizada

A gerente do MAB e diretora Artística da FAAPSC, Mia Ávila, destaca que a ACAP é uma das precursoras como entidade organizada e desde a fundação amparada por artistas de incontestável relevância no cenário artístico catarinense. “A entidade sempre se manteve firme nos seus valores, superou obstáculos, resistências e desafios, prosseguindo sua caminhada com coerência e determinação. Merece nossa estima, reconhecimento e votos de longa e bem sucedida vida a favor da arte, educação e cultura.”

O secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos, parabeniza a entidade pela participação na construção de política artística e cultural, agregando artistas, valorizando suas produções e potencial criativo. “Incentivamos as entidades organizadas a trocarem vivências, experiências e a ocupar nossos espaços. Temos sido parceiros da Federação das Associações de Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina e por várias vezes fomos anfitriões de encontros, reuniões, oficinas e exposições promovidas pela entidade, com a participação de suas filiadas, valorizando a arte e cultura sem fronteiras. Vida longa à ACAP”.

O Museu de Arte de Blumenau possui em seu acervo obras de autoria de vários artistas que contribuíram para a fundação e desenvolvimento da ACAP, o que consolida o intercâmbio e a representatividade da entidade e associados na cidade de Blumenau.

Serviço        

Exposição virtual e coletiva de artes visuais ACAP – 46 anos fazendo arte

Quando: quinta-feira, dia 18 de março

Onde: nas redes sociais e site da ACAP

Instagram: @acap.art.sc

Facebook: ACAP – Associação Catarinense de Artistas Plásticos

Site: acap.art.sc.com

Link da exposição no site: www.acap-art-sc.com/acap-46-anos-fazendo-arte

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 17/03/2021 18:09 – 41 visualizações

Fotos

Foto: Divulgação

Foto: Bando de Dados / Divulgação

Foto: Bando de Dados / Divulgação

Foto: Bando de Dados / Divulgação

Foto: Banco de Dados / Divulgação

Foto: Bando de Dados / Divulgação

Foto: Bando de Dados / Divulgação

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui