Benzema será julgado por cumplicidade em suposta chantagem a Valbuena

O caso remonta a 2015, quando dois homens que tinham um vídeo supostamente íntimo do atacante com a mulher tentaram chantageá-lo; entenda

Reprodução/Real MadridNotícias de Balneário Camboriú - SC HOJE NewsBenzema durante partida do Real Madrid

O atacante Karim Benzema, do Real Madrid, será julgado por cumplicidade no caso de suposta chantagem com um vídeo de conteúdo sexual ao meia Mathieu Valbuena, do Olympiacos, anunciou nesta quinta-feira, 7, o Ministério Público de Versalhes, na França. O caso remonta a 2015, quando dois homens que tinham um vídeo supostamente íntimo de Valbuena com a mulher tentaram chantageá-lo. Diante da recusa do jogador, entraram em contato com um amigo de infância de Benzema para obter a mediação do atacante do time merengue, que falou com a vítima durante um treino da seleção francesa.

“A decisão de levá-lo a julgamento é uma crueldade absurda e injusta. Benzema não tem nada para ser reprovado neste caso”, disse à Agência Efe o advogado do jogador, Sylvain Cormier. Cormier destacou que a decisão do tribunal correccional de Versalhes pelo menos descarta definitivamente a possibilidade de julgar Benzema pela mais grave acusação de associação criminosa. O advogado também lamentou que o juiz de instrução “tenha distorcido os fatos” porque o próprio Valbuena admitiu que na polêmica conversa com Benzema “não se falou de dinheiro”. Mesmo assim, reconheceu que “não ficou” surpreso com a decisão de seu cliente ser processado devido à forma como o caso foi tratado, embora confie nas explicações que darão “no tribunal”. Os acontecimentos começaram quando, em 2014, Axel Angot e Mustapha Zouaoui, que trabalhavam para Valbuena em Marselha, tomaram posse do vídeo com conteúdo sexual em que o jogador supostamente aparecia com a esposa. Através de um conhecido em comum, segundo a acusação, entraram em contato com o jogador em junho de 2015 para exigir dinheiro em troca da não divulgação do vídeo. Valbuena se recusou a pagar e denunciou os fatos à polícia.

Entretanto, os supostos chantageadores entraram em contato com outro jogador, Djibrill Cissé, para persuadir Valbuena a pagar. Como não tiveram sucesso, recorreram a Karim Zenati, amigo de infância de Benzema, para obterem a mediação do jogador. Em 5 de outubro de 2015, durante um treino da seleção francesa, Benzema foi ao quarto de Valbuena e disse a ele que seria melhor pagar para evitar problemas. O jogador do Real Madrid afirma que deu conselhos de amigo, mas a acusação considerou o ato uma forma de pressão, motivo pelo que foi acusado, em 5 de novembro de 2018, pelo crime de cumplicidade na chantagem, o que pode acarretar até cinco anos de prisão. Benzema, de 33 anos, não é convocado para a seleção da França desde o final de 2015, embora a Federação Francesa afirme que não há veto contra ele.

*Com informações da Agência EFE