Consultas e exames são retomados gradativamente em Balneário Camboriú

Desde abril, os serviços das Unidades Especializadas retomaram gradativamente, respeitando os critérios de afastamento e aglomeração durante a pandemia do coronavírus. As consultas eletivas, que estavam suspensas desde o dia 18 de março, também foram retomadas com o espaçamento de uma hora entre os agendamentos.

Aos pacientes do grupo de risco, a Secretaria de Saúde recomenda que antes de se dirigir para alguma unidade básica ou especializada, devem entrar em contato com a unidade para o atendimento, assim serão orientados para verificar se é realmente necessário.

Continua após o anúncio

O Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) permanece suspenso, por tratar de pacientes do grupo de risco para a Covid-19, entretanto, os profissionais realizam contato telefônico para levantamento de demandas e acolhimento aos idosos do municípios.

Além disso, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) atende somente urgência e emergência, das 7h às 13h. Todas as consultas odontológicas foram restringidas para o atendimento no CEO, para que os pacientes com problemas dentários não tenham contato direto com outros das Unidades de Básicas de Saúde (UBSs).

Continua após o anuncio

Referente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), somente os paciente estáveis já em acompanhamento são monitorados por sistema on-line e por telefone. As medicações são entregues aos pacientes de risco em seus domicílios. Já os atendimentos de gestantes de alto risco e puérperas com algumas comorbidades clínicas foram mantidos, além de consultas psiquiátricas e acolhimentos de urgência, respeitando os critérios preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Laboratório Municipal continua com a realização de todos os exames, porém, com agenda reduzida para evitar o acúmulo de pessoas. Das 9h às 12h e das 14h às 17h são feitas as coletas de demanda livre, ou seja, dengue, hepatites, infecciosas, VDRL e marcadores tumorais. Para os exames que precisam de jejum ou hormônios, o atendimento é realizado das 7h às 9h. A coleta do teste do pezinho ocorre das 11h às 12h e das 14h às 17h.

Continua após o anúncio

As outras unidades especializadas seguem com atendimento normal, contudo, com os cuidados necessários para evitar a aglomeração e disseminação do vírus. No caso das UBSs, os atendimentos de rotina não são necessários, somente se houver alteração no quadro de saúde.

A Secretaria de Saúde orienta o isolamento social aos pacientes do grupo de risco (idosos, doentes crônicos, gestantes, puérperas, imunossupressores, transplantados, hipertensos, asmáticos e diabéticos).

Confira quais atendimentos sofreram alteração nas UBSs no link.

Continua depois do anúncio: FP