Livros devolvidos à Biblioteca Municipal são higienizados

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE NewsSeguindo as orientações do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para conter a pandemia de coronavírus, a Biblioteca Municipal Machado de Assis está higienizando todos os livros devolvidos pelos usuários.

“Na devolução, o livro é depositado em caixas. Ao final do dia, a caixa é lacrada e fica cinco dias em quarentena. Após esse tempo, os livros passam mais um dia em local arejado e são higienizados, um a um, com álcool e papel toalha, pela equipe devidamente paramentada com Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins.

Continua após o anúncio

Após 33 dias fechada por causa da COVID-19, a biblioteca reabriu dia 20. O local funciona de segunda a sexta-feira, mas com restrições. Não é permitido estudar na biblioteca neste momento de pandemia. O horário de atendimento é das 8h30 às 18h, somente para a devolução e empréstimo de livros. O tempo de permanência é de, no máximo, 10 minutos. É obrigatório o uso de máscara. Podem entrar, no máximo, duas pessoas por vez. Os frequentadores têm de respeitar a distância social de 1,5 metro na fila.

Para ficar o menor tempo possível no lugar, o leitor pode escolher os livros que deseja levar para casa pela internet, por meio da Plataforma Pergamum http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/ . Caso contrário, terá só cinco minutos para procurar as obras no acervo, que foi previamente higienizado. Neste período de pandemia, é possível a retirada de até cinco livros por pessoa. A biblioteca fica na 3ª Avenida, esquina com a Rua 2500, no Centro de Balneário Camboriú.

Continua após o anuncio

Cadastramento deve ser feito por e-mail no período de pandemia

O empréstimo de exemplares é permitido somente a usuários cadastrados, que morem em Balneário Camboriú ou em municípios vizinhos. Em razão do coronavírus, o cadastramento de novos usuários está sendo feito por e-mail, com o envio de foto, documento de identidade e comprovante de endereço (para evitar o manuseio de papéis). O interessado deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou ligar para o (47) 3361-8205.

Continua após o anúncio

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, que funciona no mesmo prédio, está apenas com atendimento por telefone (3361-8205) ou on-line (e-mail [email protected]).

Continua depois do anúncio: FP