Por conta do isolamento implementado em virtude da pandemia do coronavírus, muitos atletas têm encontrado maneiras de manter atividades físicas em casa para não perder o condicionamento e manter-se em forma para competições futuras.
Os paratletas da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) têm seguido treinos indicados pela professora e treinadora da FMEBC, Gévelyn Almeida. Desde o fim de 2019, Gévelyn vem realizando avaliações com seus atletas e usou isto como base para montar treinos adaptados para serem feitos em casa. “Os paratletas são pessoas deficientes, já vivem uma vida de adaptação, então buscamos enfrentar o problema e priorizar atividades caseiras para haver o mínimo de perda possível”, explica Gévelyn.
Para uma melhor comunicação, os treinos são repassados por vídeos, fotos, áudios, redes sociais, desenhos e uma ferramenta anatômica que exemplifica as estruturas trabalhadas.
Os paratletas sempre fazem o feedback dos exercícios físicos e Gévelyn retorna com as correções necessárias, visando a segurança dos movimentos corretos. “Essas atividades em casa me ajudam a manter minha mobilidade, além de melhorar meu humor. A Gévelyn tem sido ótima e atenciosa. Tudo se encaminhando bem”, conta Lenir Maciel, paratleta de natação da FMEBC.