Balneário Camboriú possui serviços voltados à saúde da mulher

O Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março, serve também para ressaltar a importância da prevenção e promoção da saúde feminina. O município de Balneário Camboriú oferta diversos serviços voltados às mulheres. Em três meses, segundo a Secretaria de Saúde, 4.795 atendimentos foram realizados, entre mamografia, coleta de exame preventivo do colo de útero e ginecologia.

De janeiro até final de março, foram agendadas 1.434 mamografias, 2.425 consultas com ginecologista e 936 coletas de exame preventivo de colo de útero.

A Secretária de Saúde, Andressa Hadad declara que é importante ter atenção especial para com a saúde. “É essencial fazer o preventivo uma vez ao ano e realizar os exames de checkup para que possamos ter saúde para seguir com a nossa jornada que é tão importante e cumprirmos o nosso papel na sociedade que é fundamental”, afirma.

Outra assistência aos cuidados femininos é o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) que oferece consultas de mastologia e de ginecologista, acompanhamentos, exames preventivos de colo de útero e diagnósticos por testes rápidos.

Do início do ano pra cá foram registrados no NAM 2.529 procedimentos. “O NAM tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção de doenças nas diferentes fases da vida, porque esta é a melhor forma de se ter uma vida longa e saudável”, afirma a coordenadora do NAM, Jeruza Martini.

Confira alguns cuidados para a prevenção e promoção da saúde da mulher, de acordo com o Ministério da Saúde:

Manter uma alimentação saudável;
Cuidar da saúde mental;
Realizar exames para rastreio de câncer de colo de útero e câncer de mama;
Proteger-se contra as doenças sexualmente transmissíveis;
Buscar ajuda em caso de violência;
Planejar e vivenciar uma gestação saudável.

Comente com o Facebook