Balneário Camboriú registra primeira morte por febre amarela de 2020 em SC

O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi confirmado o primeiro óbito por febre amarela em Santa Catarina. A morte foi registrada em Balneário Camboriú.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiólogica (DIVE) o homem de 42 anos começou a apresentar os sintomas da doença no dia 27 de fevereiro. Ele só procurou atendimento médico no dia 2 de março, e no dia seguinte foi a óbito.

Continua após o anúncio

O Local Provável de Infecção (LPI) ainda está em investigação pela área técnica, já que o paciente transitava entre Camboriú e Balneário Camboriú.

O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Continua após o anuncio

Outros seis casos humanos de febre amarela já foram confirmados no estado neste ano (Pomerode (2), Indaial, São Bento do Sul, Blumenau e Jaraguá do Sul). A SES destaca que todos os casos até agora são de homens jovens e sem registro de vacina.

Com relação aos macacos, o estado contabiliza 11 primatas mortos pela doença: Blumenau (3), Gaspar, Indaial, Pomerode (2), Timbó, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul (2). Outras 122 epizootias continuam em investigação para determinar a causa do óbito.

Continua após o anúncio

Por conta do cenário atual de Santa Catarina, a SES destaca a importância da vacinação contra a febre amarela, única forma de prevenir a doença, e reforça que todos os moradores de SC com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde.

Continua depois do anúncio: FP